Eficiência, eficácia e o processo de recrutamento e selecção

Páginas: 14 (3415 palavras) Publicado: 2 de maio de 2011
Resumo: O presente trabalho tem como objectivo abordar e desenvolver as temáticas de eficiência e eficácia, de recrutamento e de selecção, expondo a importância de um processo de recrutamento e selecção eficaz e eficiente. Inicialmente são abordados os conceitos de eficiência e eficácia e o processo de recrutamento e selecção. De seguida é abordada a temática do recrutamento, incluindo os tiposde recrutamento, assim como, as suas técnicas e a triagem de pessoal. Desenvolve-se posteriormente, a temática da Selecção definindo o conceito e apresentando de seguida algumas técnicas. Para finalizar, aborda-se a importância da eficiência e eficácia na selecção.

Introdução
O presente trabalho insere-se no âmbito do Módulo IV: Gestão de Recursos Humanos, do curso de Pós-graduação em Gestão deCentros e Serviços Sociais a decorrer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL).
Segundo Chiavenato (2005), o século XX trouxe grandes mudanças e transformações que influenciaram poderosamente as organizações, a sua administração e o seu comportamento. Vários foram os factores que contribuíram para isso: mudanças económicas, tecnológicas, sociais, culturais, legais, políticas,demográficas e ecológicas. Numa época em que a informação é disponibilizada para todos em tempo real, as organizações só conseguirão sobreviver, se souberem usar esta informação de uma maneira que possibilite tomar decisões acertadas.
Assim, faz-se necessário o RH (Recursos Humanos) acompanhar essas mudanças, para auxiliar a organização no processo de gestão de pessoas e na gestão doconhecimento. É preciso que este seja activo e participante, competente e estratégico com relação à gestão de pessoas. Para tal, ele deverá investir no desenvolvimento das lideranças, trabalhar mudanças culturais e organizacionais, a comunicação interna, e porque importa neste trabalho ressaltar, investir num bom recrutamento e selecção, de entre outras atribuições da sua competência.
É imprescindível que oRH seja activo na organização, justamente porque o sucesso empresarial assenta-se cada vez mais no recrutamento, na formação e na selecção e retenção dos melhores profissionais.
O presente trabalho encontra-se dividido em diferentes capítulos, sendo eles: o resumo, segue-se a introdução, de seguida a contextualização e desenvolvimento das temáticas e finalmente a conclusão.

1. Eficiência ea eficácia e o Processo de Recrutamento e Selecção
Ao estudar qualquer processo existe também a necessidade de se verificar qual o resultado que tal processo oferece. Para isto existem alguns aspectos a serem considerados e entre estes a eficiência e a eficácia se fazem presentes.
Entende-se por eficiência, a qualidade de fazer com excelência, sem perdas ou desperdícios. Segundo Chiavenato(1994) reporta-se aos meios, caminho utilizado e às etapas prosseguidas. Refere-se a como fazer as coisas. Baseia-se na utilização adequada dos recursos disponíveis. De acordo com Faria (2009) a eficiência refere-se a como as “coisas” são feitas, aos valores, á visão, atitudes, comportamentos, métodos e procedimentos de cada empresa e está presente em todas as quais.
Eficiente é aquele que chega aoresultado, que produz o seu efeito específico com qualidade, com competência, sem ou com o mínimo de erros (Piacentini, 2009).
Por sua vez a eficácia, é atingir o objectivo proposto, é cumprir, levar acabo, é o poder de causar determinado efeito. Segundo Chiavenato (1994) remete para os fins, para os alvos, para os objectivos pretendidos e previamente delimitados pela empresa. Refere-se ao porquêdas coisas. De acordo com Piacentini (2009), eficaz, não é o que realiza perfeitamente determinada tarefa ou função, mas o que produz o resultado pretendido.
Enfatiza Chiavenato (1994) que a eficiência é o meio, baseia-se no método, no procedimento para chegar a alguma coisa. O bom método e o procedimento adequado levam ao aumento da eficiência. Já a eficácia, é o resultado, baseia-se no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrategia no processo de recrutamento e selecção
  • Recrutamento e seleccao
  • recrutamento e seleccao
  • recrutamento e seleccao
  • Recrutamento e selecção
  • Recrutamento e selecção
  • Recrutamento e Selecção
  • Recrutamento e selecção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!