Eficaciencia x Eficaz

8960 palavras 36 páginas
1
EFICÁCIA

PODE

SER

APRENDIDA

Ser eficaz é a função do gerente. Quer trabalhe em empresas, ou em um hospital, numa repartição do Governo ou em um sindicato, numa universidade ou nas forças armadas, espera-se que o gerente (ou diretor executivo ou outro nome qualquer que lhe seja dado na organização) faça que as coisas sejam feitas. Em outras palavras espera-se que ele seja eficaz.
No entanto, é notória a ausência de homens de grande eficácia nos cargos de gerência. Grande inteligência é muito comum entre os gerentes. A imaginação está longe de ser rara. O nível de conhecimentos tende a ser alto. Mas parece que há pouca correlação entre a eficácia de um homem e sua inteligência, imaginação ou conhecimento. Homens brilhantes são, muitas vezes, notavelmente ineficazes; não conseguem compreender que um discernimento brilhante não é, por si só, realização. Jamais aprenderam que discernimento só se torna eficácia através de um árduo trabalho sistemático. Inversamente, em todas as organizações existem alguns elementos esforçados altamente eficazes. Enquanto outros se movimentam com o frenesi e a agitação que pessoas muito brilhantes confundem, tantas vezes, com "criatividade", o esforçado coloca um pé à frente do outro e atinge a meta em primeiro lugar, como a tartaruga na velha fábula.
Inteligência, imaginação, conhecimento são qualidades essenciais, mas somente a eficácia poderá convertê-las em resultados.
Por si mesmas, elas apenas estabelecem limites para o que pode ser obtido.
1

I.

POR Q U E P R E C I S A M O S D E G E R E N T E S E F I C A Z E S

Tudo isso deve ser óbvio. Mas, por que, e n t ã o , tem sido dada tão pouca atenção à eficácia, numa época em que há montanhas de livros e artigos sobre todos os outros aspectos das funções do gerente? U m a razão para essa negligência é que a eficácia é a tecnologia específica do trabalhador com conhecimento dentro de uma organização. Até muito recentemente, não havia mais que

Relacionados