efg5r4hg56u

537 palavras 3 páginas
Bebê morre em Mossoró precisando de um leito de UTI
O bebê Ingrid Kaillanny Duarte da Silva, com 34 dias de vida, morreu na manhã desta quinta-feira (28) na pediatria do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), onde estava internada desde ás 17h30 de terça-feira, dia 26, com prescrição médica para UTI pediátrica.
Íngrid nasceu na Policlínica em Assu com saúde. Semanas depois apresentou problemas de saúde, com tosse. Foram feitas consultas e etc. O quadro evoluiu para pneumonia. Na tarde de terça-feira, dia 26, a criança foi levada pelos pais para o HRTM.
A menina veio acompanhada com a mãe Ana Joice, de 17 anos, e da tia Maria Duarte. Deram entrada no HRTM às 17h30. Maria Duarte contou que logo em seguida as enfermeiras já lhe comunicaram que o médico havia prescrito o leito de UTI e que não tinha.
Confirmamos a informação com Unidade de Gerenciamento de Vagas (UGV) do HRTM. Segundo a UGV, os Hospitais Santa Catarina, Maria Alise Fernandes e Walfredo Gurgel, em Natal, assim como não havia vagas no Hospital da Mulher e na Casa de Saúde Dix Sept Rosado.
Perguntei por que a direção do HRTM não enviou a criança para uma unidade particular. A UGV informou que a família não havia se manifestado no sentido de levar a criança para uma unidade de saúde particular com UTI pediátrica disponível. Encerrei a conversa.
Orientamos a família a procurar o Ministério Público e também ao Conselho Tutelar, considerando o risco de morte iminente da criança. Na manhã esta quinta-feira, 28, entrei em contato e Ministério Público Estadual e o Conselho Tutelar não haviam sido acionados.
Descobri onde estavam o plantão regional da Justiça (Baraúna), descobri o celular do promotor Claudio Linhares e comuniquei o fato. Entrei em contato também com o Conselho Tutelar, na pessoa do conselheiro Flávio Roberto, que iniciou os trabalhos.
O promotor de Justiça Claudio Linhares entrou em contato com a direção do HRTM e na ocasião informou aos diretores adotassem as providências necessárias

Relacionados