Efeitos fisiologicos na pratica de exercicios fisicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Dados de Identificação
1.1 Instituição: Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão
1.2 Tema: A fisiologia e a prática de exercícios físicos.
1.3 Titulo: Efeitos fisiológicos, na pratica do exercício físico.
1.4 Autores: Alberione Silva de Sousa,Mauricio Marinho Barroso
1.5 Orientador: Profª Esp. Adélia Solange Soares Diniz
1.6 Curso: EducaçãoFísica

2 Justificativa
Durante séculos pesquisadores estudaram fatores relacionados ao funcionamento do corpo humano. Nesse sentido, nos últimos anos, um grupo pequeno, porém crescente de pesquisadores centram seus estudos no modo como o funcionamento do corpo, ou seja, a fisiologia pode sofrer alterações durante a atividade física. O tema “fisiologia do exercício na educação física” reflete nossointeresse e respeito pelas contribuições de cientistas com o passar do tempo.
A fisiologia do exercício descobriu uma sequência importante de eventos que ocorre quando o corpo é treinado além de suas capacidades, adaptações, uma condição conhecida como super-treinamento. A fisiologia do exercício aplicou essas informações tanto na elaboração quanto na avaliação de programas de treinamentos parareduzir o risco de exercícios ou atividades excessivas.
Em síntese, entendemos que a educação física deve aplicar e ampliar seus conteúdos discutindo aspectos da educação para a saúde a fim de incentivar a criação de comportamentos fisicamente ativos, que sejam saudáveis e prazerosos para os alunos. Para isso é fundamental que compreendamos as consequências da prática do exercício físico econsigamos relacionar esses conhecimentos com o cotidiano. Por conseguinte, o professor e a sociedade para viabilizar essa aprendizagem, deve recorre a diversas áreas de conhecimento, incluindo a fisiologia do exercício.
Um dos principais problemas ainda nesse contexto citado acima e sem dúvida a falta de informações e orientações de profissionais da área de Ed. Física, talvez por ser um mercado queainda está em expansão, não existem profissionais para cobrir a demanda. Essa falta de acompanhamento e recomendações de um educador físico pode ocasionar aos praticantes de exercícios inúmeros problemas de saúde, principalmente em idades que precisam de acompanhamento especial como idosos e crianças.

3 Problema
Quais as alterações de pressão arterial e frequência cardíaca em alunos queparticipam das aulas de Educação Física?
4 Hipóteses
* Séries diárias de atividades causam apenas o bem estar
* Durante o exercício a ausência de elevação da pressão arterial pode refletir disfunção cardiovascular.
* Atividade intensa em criança na fase escolar inicial pode vir a causar prejuízos no que tange a pressão arterial e frequência cardíaca.

5 Objetivos
5.1 geral:
Analisaras alterações da pressão arterial e frequência cardíaca dos alunos que participam das aulas de educação física.
5.2 Objetivos específicos:
- Identificar se durante o exercício físico a ausência de elevação da pressão arterial pode refletir disfunção cardiovascular.
- Analisar se as séries diárias de exercícios causam apenas o bem estar.
- Analisar se as atividades intensas em crianças na faseescolar inicial podem vir a causar prejuízo no que tange a pressão arterial e frequência cardíaca.

6 Fundamentação Teórica
A atividade física é um comportamento complexo que apresenta um espectro bastante amplo, indo desde uma tarefa doméstica, como varrer uma casa, até uma escalada de uma alta montanha. Pode ser definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculosesqueléticos que resulte em gasto energético, não preocupando o nível desse gasto de energia. O exercício físico caracteriza-se como uma atividade em que há intencionalidade de movimento, sendo considerado um subgrupo das atividades físicas que é planejado, estruturado e repetitivo, tendo como propósito a manutenção da saúde ou a otimização do condicionamento físico ou ainda da aptidão física.
A...
tracking img