Efeitos dos psicofarmacos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicofármacos são drogas que modificam as funções psíquicas normais ou alteradas. Eles não curam os doentes mais diminuem seu sofrimento, e só podem ser usadas se for prescrita pelo médico porque o uso indevido destas medicações pode ser perigoso.
Os psicolépticos atuam diminuindo a atividade psíquica normal ou alterada produzem esses efeitos de varias formas dependendo da indicaçãomédica.
• Os hipnóticos induzem o sono. Ex: (Pentobarbital®, Flurazepan®, Metaqualona®, Trazolan®).
Contra-indicação: para pessoas que fazem atividades que exigem maior concentração como dirigir por exemplo.
• Os ansiolíticos aliviam ansiedade e tensão e não interferem excessivamente em outras funções cerebrais. Ex: (Diazepan®, Lorazepan®, Meprobamato®). Embora exista uma diversidade de ansiolíticos,o termo “ansiolítico” ainda é utilizado mais especificamente para benzodiazepínicos, como Diazepan®, Lorazepan®, Bromazepan®, entre outros que são medicação pré-anestésica, antiepiléticos nas crises convulsivas e no combate a crise de abstinência alcoólica. São metabolizados no fígado (com exceção do Oxazepan® e Lorazepan®).
Contra-indicaçao: para pacientes com disfunção hepática ou idosos.Efeitos colaterais: sonolência e perda de coordenação podendo surgir também fadiga lentidão ou confusão mental, podem causar tolerância e dependência podendo induzir a vícios e produzir reação de abstinência, e importante que as mulheres usuárias sejam orientadas ao planejamento familiar, pois há relatos de más formações fetais quando utilizado durante a gravidez assim como o de sua passagem no leitematerno.
• Os antipsicóticos ou neurolépticos reduzem sintomas psicóticos como alucinações e ideias delirantes. Ex: (Clorpromazina®, Haloperidol®, Reserpina®, Tioridazina®, Flufenazina®, Pipotiazina®, Tiotixene®). Grande parte da melhora clinica ocorre de seis a oito semanas do inicio do tratamento, o ajuste da dose e variável de acordo com o paciente sendo muitas vezes necessária a associaçãode neorolépticos orais durante os primeiros dias de tratamento ate que a dosa de equilíbrio seja estabelecida.
Os efeitos colaterais dos neurolépticos são inúmeros, porem só alguns deles se desenvolve em dado paciente. A escolha medicamentosa no caso destas drogas se da muito mais pelo perfil de efeitos colaterais e riscos que causam, que por sua ação terapêutica, muito semelhante em todaselas.
Que ocorrem ao nível do sistema nervoso incluem:
• Efeitos oculares: retinite pigmentosa,visão de objetos próximos borrada,glaucoma,fotofobia.
• Efeitos hematológicos: agranulocitose (taxa de neutrófilos menor que 500/mm³) seu inicio pode ser súbito, com febre, mal estar e infecção.
• Efeitos gastrointestinais: xerostomia (secura excessiva da boca) causando boca seca, amargor, aftas,dificuldade para mastigar e aparecimento de caries. Disfagia (dificuldade de deglutiçao), hipersalivaçao (principalmente com a clozapina), náuseas e vômitos, esofagite de refluxo, constipação intestinal e icterícia.
• Efeitos no sistema genito-urinario: retenção urinaria, incontinência urinaria impotência ou alteração de ejaculação e priapismo.
• Efeitos dermatológicos: hipersensibilidade quepodem ser urticaria, manchas avermelhadas que se transforma em bolhas e edema.
• Efeitos no sistema termo-regulador: síndrome neuroléptica maligna caracterizada por hipertermia, ocorre também hipertensão, taquicardia, taquipneia, leucocitose (leucócitos acima de 15.000/mm³) e aumentos dos níveis de creatina no sangue.
• Efeitos cardiovasculares: hipotensão ortostática (ocorrem pelo bloqueio no SNA,que tem como consequência o bloqueio da vasoconstriçao) caracteriza-se por taquicardia, tontura e escurecimento da visão quando o individuo de levanta, devido à queda da PA, ocasionando quedas e o risco de lesões, principalmente em idosos; Distúrbios de ritmo cardíaco.
• Efeitos endócrinos: galactorreia (aumento do volume das mamas e estimula a produção de leite) amenorreia (aumento da...
tracking img