EFEITOS DO PETR LEO SOBRE OS AMBIENTES COSTEIROS ATUALIZADO 1

7085 palavras 29 páginas
JOÃO PEDRO BISPO,
MARIANA CALAZANS,
MATEUS RAMOS,
NATÁLIA FERNANDES.

LIMPEZA DE AMBIENTES COSTEIROS CONTAMINADOS POR ÓLEO.

SALVADOR
2015.1

JOÃO PEDRO BISPO,
MARIANA CALAZANS,
MATEUS RAMOS,
NATÁLIA FERNANDES.

LIMPEZA DE AMBIENTES COSTEIROS CONTAMINADOS POR ÓLEO.

Trabalho da matéria de Meio Ambiente e do terceiro semestre, pelo curso de Engenharia de Petróleo, da Universidade Salvador, BA.

Prof. Paulo Sergio Rodrigues De Araújo

SALVADOR
2015.1

SUMÁRIO:
OBJETIVO: Identificar as principais técnicas utilizadas para remediar áreas marinhas contaminadas por derivados de petróleo, em busca do método mais sustentável.
RESUMO:
PALAVRAS CHAVE: Vazamentos de óleo; ecossistemas costeiros brasileiros; poluição; procedimentos de limpeza.
EXPECTATIVA: A abordagem desse tema tem como expectativa o desenvolvimento e incorporação de métodos de limpeza menos impactantes aos ecossistemas costeiros e também chamar atenção sobre a necessidade da realização do monitoramento dos ambientes que sofreram contaminação por óleo e intervenções de limpeza, para que sejam obtidas informações mais detalhadas sobre os efeitos do óleo e da limpeza nos ambientes e nos organismos, além de possibilitar comparações futuras. Visamos também ressaltar que a intervenção na recuperação é de responsabilidade dos Órgãos ambientais, mas em boa parte dos casos, a pressão socioeconômica, associada aos negócios de turismo, lazer e comércio, tem prevalecido sobre a ecológica.
JUSTIFICATIVA: Os vazamentos de óleo, oriundos das atividades de exploração, transporte, distribuição e armazenamento, causam danos ao ambiente e afetam a sociedade. Quando o óleo atinge a faixa costeira contaminando diferentes ecossistemas, os prejuízos tendem a ser notáveis. Existem diversas formas de fazer a limpeza do meio e buscamos identificar e escolher a melhor técnica de procedimento a ser utilizada em cada tipo de vazamento, visando a minimização dos danos ecológicos.

Relacionados

  • GeologiaBrasi Baixa
    596643 palavras | 2387 páginas