Efeitos do estado especificidade do treinamento aeróbio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EFEITOS DO TREINAMENTO AERÓBICO SOBRE A FREQUENCIA CARDÍACA

Marcos B. Almeida e Claudio Gil S. Araújo.

O exercício físico é importante para reduzir índices de morbimortalidade cardiovascular. AFC e medida pela atividade do SNA, através dos ramo simpático e parassimpáticos sobre a auto-ritmicidade do nódulo sinusal, com predominância da atividade vagal (parassimpática) em repouso esimpática durante o exercício.
A resposta da FC no inicio do exercício permite identificar a ação vagal cardíaca. Aqueles que apresentam recuperação mais lenta da FC no primeiro minuto pós-esforço possuemrisco de mortalidade aumentado. Não são claros ainda os mecanismos envolvidos na modulação da FC em função de um programa de exercícios.

INTRODUÇÃO
American Heart association recomenda que osindivíduos realizem exercício físico na maioria dos dias da semana, se possível todos os dias, com intensidade variando entre moderada e vigorosa, de acordo com sua aptidão física, por um período de tempoigual ou superior a 30 minutos.
O mecanismo pelo qual a FC aumenta nos quatro primeiros segundo do exercício físico já foi extensivamente estudado, inclusive sob o efeito de bloqueio farmacológico,sendo quase exclusivamente mediado pela inibição vagal sem participação simpática expressiva.
Uma redução do tônus vagal cardíaco e consequentemente da variabilidade da FC independentemente do protocolode mensuração, esta relacionada a disfunção autonômica, a doenças crônico-degenerativas e a risco de mortalidade aumentado e representa, dessa forma, um importante indicador do estado de saúde.
Hojenão se pode negar que o treinamento aeróbico tende a proporcionar melhoras no consumo máximo de oxigênio provocado pelo menos em parte por um aumento do debito cardíaco principalmente a custa de umaumento do volume sistólico.
A pratica regular de exercícios físicos parece não ser o suficiente para a diminuição efetiva do risco de mortalidade sendo necessário que o programa de treinamento...
tracking img