Efeitos do capitalismo emergente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os efeitos do capitalismo emergente entre os séculos XVIII e XIX foram notáveis, principalmente, na sociedade burguesa da época. Dentre eles, podemos destacar os efeitos sociais, econômicos epolíticos, que sofreram transformações bruscas devido à nova classe ascendente, de acordo com o interesse da mesma.
A burguesia industrial, com sua primeira revolução no território europeu, mudava o cenáriopolítico existente. Ao contrário do antes Estado forte e controlador, o liberalismo toma-se dominante, com destaque, dentre suas características, com a não intervenção do Estado na economia, aliada àlivre concorrência, busca de novos mercados consumidores e da matéria prima nos países subdesenvolvidos.
Quanto ao método de produção, este sofreu as mais bruscas mudanças. O desenvolvimento dasciências e o surgimento da maquina a vapor, em conjunto com o desenvolvimento dos transportes para a circulação de mercadorias fez com que uma produção que antes era artesanal e visava o mercado internotorna-se dependente de máquinas e de uma linha de produção, expande suas matérias-primas e seus mercados. A Indústria e o modelo fordista tomam conta então da produção, e a quem caberá o exaustivotrabalho de sustentar o crescimento exacerbante dessa produção, senão a nova classe que começara a surgir, o proletariado?
Esse período se caracterizou pelo qual a distinção de classes era extremamentenítida. O reconhecimento da existência de uma luta entre essas se deu principalmente através do surgimento do socialismo, ideologia que defendia a classe trabalhadora, em contraposição à ideologiaburguesa liberal, que colocava os donos dos bens de produção no poder. Essa luta advém da superexploração do trabalhador nas indústrias, que, sem direitos trabalhistas, trabalhava longuíssimas horasseguidas, com remuneração extremamente precária. O trabalho infantil e feminino era também presente nas mesmas condições. Além disso, a desvalorização da agricultura provocou o êxodo urbanização...
tracking img