Efeitos da tecnologia na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
No mundo atual a tecnologia está presente em tudo, desde o chinelo ate a mais moderna aeronave, um mundo em que as pessoas não precisam sequer ir ate a empresa pra realizar uma reunião, elas podem simplesmente ligar seu computador e se comunicar em tempo real com som e imagem sem sair de casa. Esta evolução tecnológica pode ser uma grande oportunidade com muitos efeitospositivos mas como tudo existe seu lado negativo ela pode ser uma grande ameaça ao seu próprio criador, ao longo da história o homem vem desenvolvendo ferramentas e equipamentos para que ele melhor possa viver mas então esta evolução surtiu efeitos contrários como desemprego pelo analfabetismo tecnológico, poluição, desemprego em razão da automação e etc. O homem nunca será inteiramente substituído pelamáquina porque por trás de uma máquina existe um homem no comando e as máquinas simplesmente facilitam o trabalho do homem diminuindo a mão de obra humana, no entanto enquanto empregos são extintos outros vários surgem com um requisito básico o conhecimento técnico mais avançado do cargo.


Efeitos da tecnologia
Tecnologia pode ser definida como a união de todas as áreas de estudos paraum propósito comum, simplificando as tarefas diárias do homem assim aumentando a competitividade e produtividade. Sendo a tecnologia uma função exponencial que ultrapassa as barreiras do universo.
O desenvolvimento de novas tecnologias inventadas e reinventadas pelo homem deve vir acompanhado de uma evolução sistemática de suas 
irreversibilidades, condicionamentos e possibilidades nemtodas 
aproveitadas, pois o resultado da tecnologia depende da forma como ela 
é aplicada. 
A teoria da oposição homem / máquina é rebatida porque a tecnologia 
não determina nada, são os grupos ou os indivíduos que tomam posse 
dela, que trazem esta idéia à sociedade. As novas tecnologias 
intelectuais, como o computador e a Internet, que influenciam o 
conhecimento desde o final do séculopassado permitirão que a 
humanidade conquiste a tecnodemocracia, onde os meios técnicos 
possibilitariam uma democracia direta em grande escala.
Um exemplo que podemos citar é o avanço tecnológico na agricultura, especialmente nos Estados Unidos. O uso de tecnologia mais eficiente possibilitou que a agricultura americana alimentasse muito mais gente, e ainda pudesse exportar excedentes. Assumindoque o consumo de alimentos é determinado apenas pelo tamanho da população, e supondo a ausência de mudança tecnológica desde 1910, os Estados Unidos precisariam de pelo menos três vezes mais área para plantações do que usou em 2004. Outra forma de ver esse fenômeno é constatar que a agricultura empregava quase 40% da população americana em 1900, e atualmente não chega a 3% do total.
Asolução para os problemas ambientais não é menos gente ou riqueza, mas sim mais tecnologia. O uso de energia sempre foi fundamental para o avanço e mesmo sobrevivência dos homens. No entanto, formas mais limpas de energia foram sendo descobertas. O gás natural, a usina nuclear, a eletricidade e mesmo o petróleo representam formas mais limpas do que o carvão e a madeira, por exemplo. Novas tecnologiasentraram no mercado aumentando a eficiência produtiva ao mesmo tempo em que reduziam a poluição. As próprias indústrias foram selecionando esses métodos melhores pela pressão do mercado, e podemos facilmente verificar que quanto mais rico um país, maior a probabilidade de sua matriz energética ser mais limpa. As plantas geradoras de eletricidade têm ficado cada vez mais eficientes com o avançotecnológico, queimando menos carvão para produzir o mesmo kwh de eletricidade. O progresso, novamente, é o melhor amigo do ambiente nessa questão.
A importância da tecnologia não pode ser maior do que a do homem como seu criador, pois perderia a sua utilidade, pois o seu uso está 
devidamente atrelado à satisfação das necessidades humanas, e não o contrário, como tratado no filme “Matrix”,...
tracking img