Efeitos biologicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EFEITOS BIOLÓGICOS DAS RADIAÇÕES IONIZANTES
Os efeitos biológicos das radiações ionizantes são, embora bem estudados, pouco conhecidos pela população em geral.
Os efeitos biológicos são o resultado de diversas células afetadas pela radiação. Nosso corpo produz células diariamente assim como outras tantas morrem diariamente, criando um ciclo constante de renovação celular. Portanto uma célulaque absorva dose suficiente para causar mutação ou morte celular não resulta em perda significativa, mas quando isto ocorre com grande número de células o corpo percebe. Ocorre um efeito biológico no indivíduo irradiado.
Vejamos algumas características dos efeitos biológicos das radiações ionizantes:
 
ESPECIFICIDADE: não existe um efeito específico das radiações ionizantes. Isto é: outrosagentes, químicos, físicos ou biológicos podem causar o mesmo efeito. Por isso jamais é possível ter certeza de que algum efeito realmente ocorreu devido a uma exposição.
TEMPO DE LATÊNCIA: o efeito biológico de uma determinada dose demora a ser percebido. Existe um tempo entre o momento da irradiação e o aparecimento do efeito biológico. Para alguns efeitos tardios este tempo pode ser de anos. Istoocorre devido ao longo processo através do qual a dose absorvida se transforma em um dano biológico. A radiação interage com os elétrons, que afetam os átomos, então as células, que depois se regeneram, morrem ou apresentam alguma mutação. Somente quando as células danificadas abrangem parte significativa do corpo ou tecido surgirá um efeito biológico perceptível.
REVERSIBILIDADE: em certos casos oefeito biológico causado pela radiação pode ser reversível (o corpo se recupera de alguns danos). Este efeito depende da dose, da taxa de dose, do tipo de tecido afetado e da capacidade do corpo se regenerar. Entretanto, a morte celular é um dano irreversível, assim como o caso de uma célula cancerígena.
TRANSMISSIBILIDADE: a maior parte das alterações causadas no organismo pelas radiações nocorpo do indivíduo afetado não são transmissíveis. Entretanto, no caso de haver mutações cromossômicas nas células que contém o patrimônio hereditário, efeitos poderão aparecer nos descendentes do indivíduo irradiado.
DOSE LIMIAR: Alguns efeitos ocorrem apenas a partir de certa dose. São os chamados efeitos determinísticos, cuja gravidade aumenta com a dose. Outros efeitos não apresentam doselimiar e por isso são chamados de estocásticos (ou probabilísticos). Neste caso a probabilidade de aparecimento do efeito aumenta com a dose. Cabe lembrar que os limites estabelecidos para os indivíduos ocupacionalmente expostos visam evitar os efeitos determinísticos e minimizar o aparecimento de efeitos estocásticos.
RADIOSENSIBILIDADE: Células diferentes respondem de forma diferente à radiação. Ascélulas mais sensíveis são as das gônadas e da medula óssea.

3.6. Efeitos somáticos e hereditários
As consequências das radiações para os humanos são muitas e variáveis, dependendo dos órgãos e sistemas atingidos. De um modo geral os efeitos são divididos em efeitos somáticos e efeitos hereditários.
Efeitos somáticos. Os efeitos somáticos surgem de danos nas células do corpo, e apresentam-seapenas em pessoas que sofreram a irradiação, não interferindo nas gerações posteriores.
Os efeitos que ocorrem logo após (poucas horas a semanas) uma exposição aguda são chamados de imediatos. Os efeitos que aparecem depois de anos ou décadas são chamados tardios.
A gravidade dos efeitos somáticos dependerá basicamente da dose recebida e da região atingida. Isso se deve ao fato de que diferentesregiões do corpo reagem de formas diferentes ao estímulo da radiação. Alguns exemplos de efeitos somáticos imediatos produzidos por exposição radioativa aguda (doses elevadas, da ordem de Grays) são:
* Sistema hematopoiético: leucopenia, anemia, trombocitopenia etc.
* Sistema vascular: obstrução dos vasos, fragilidade vascular etc.
* Sistema gastrointestinal: secreções alteradas,...
tracking img