Efeitos biologicos da testosterona e do estrógeno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Ao percorrer da pesquisa iremos nos aprofundar um pouco mais na importância dos hormônios sexuais para o nosso viver. Os hormônios sexuais são substâncias produzidas nas gônadas, testosterona nos testículos (homens) e progesterona e estrógeno nos ovários (mulheres). Durante a infância esses hormônios são inibidos, tendo sua produção iniciada durante a puberdade, sendo responsávelpelo aparecimento das características sexuais secundárias.

• Testosterona

A testosterona é um hormônio produzido naturalmente pelo nosso organismo e é o principal hormônio ligado ao ganho de massa muscular e a diminuição da gordura corporal.
Ela ainda estimula o metabolismo que faz com que o corpo use a gordura acumulada como fonte de energia. De forma contrária, a deficiência desse hormônioestá associado à perda de massa muscular, perda de força, acúmulo de gordura corporal, sintomas de cansaço, indisposição e perda do desejo sexual.
A quantidade de testosterona no corpo é um fator limitante para o ganho de massa muscular porque não é possível ganhar mais músculos se os níveis de testosterona não estão equilibrados. A testosterona apesar de ser um "hormônio masculino" é encontradotanto em homens como em mulheres, ainda que a quantidade de testosterona no corpo das mulheres seja muito menor.
Em homens o comportamento sexual é muito dependente da testosterona. Estudos indicam que ela é a responsável pelo aumento no desejo sexual. Foi descrito que o aumento dos níveis de testosterona nos homens heterossexuais fez com que o seu interesse pelo sexo oposto aumentasse, e oaumento dos níveis de testosterona para homossexuais intensificou o seu desejo homossexual - ela não converteu um homossexual em um heterossexual, como se acreditou no início.
Homens que perderam seu interesse sexual e a capacidade de ter ereção reverteram esse quadro com tratamentos de reposição de testosterona.
Testosterona livre (T) é transportado para o citoplasma de células-alvo do tecido, ondepode ligar para o receptor de andrógeno, ou pode ser reduzida a 5α-diidrotestosterona (DHT) pela enzima do citoplasma 5-alfa redutase. DHT se liga ao receptor androgênico mesmo ainda mais fortemente do que T, de modo que sua potência androgênica é cerca de 5 vezes maior do que T. O complexo receptor-T ou DHT-receptor sofre uma mudança estrutural que lhe permite passar para o núcleo da célula e seligam diretamente a seqüências específicas de nucleotídeos do DNA cromossômico. As áreas de ligação são chamados de elementos de resposta hormonal (hRes), e influenciar a atividade transcricional de alguns genes, produzindo os efeitos do andrógeno. É importante notar que, se há um 5-alfa reductase deficiência, o corpo (de um humano) vai continuar''''crescendo em uma fêmea com os testículos.Receptores de andrógenos ocorre em muitos vertebrados diferentes tecidos do sistema corpo, e os machos e as fêmeas respondem de forma semelhante a níveis semelhantes. Muito diferentes quantidades de testosterona pré-natal, na puberdade, e em toda a vida por conta de uma parte das diferenças biológicas entre machos e fêmeas.
Os ossos e o cérebro são dois importantes tecidos em seres humanos, onde oprincipal efeito da testosterona é por meio de aromatização de estradiol. Nos ossos, estradiol acelera a maturação da cartilagem em osso, levando ao fechamento das epífises e conclusão de crescimento. No sistema nervoso central, a testosterona é aromatizada para estradiol. Estradiol, em vez de testosterona funciona como o sinal de retorno mais importante para o hipotálamo (afetando especialmente asecreção de LH). Em muitos mamíferos, pré-natal ou perinatal "masculinização" das áreas dimorfismo sexual do cérebro por estradiol derivado de programas de testosterona depois do sexo masculino o comportamento sexual.
O hormônio testosterona humana é produzida em maiores quantidades pelos homens, e menos por fêmeas. O hormônio estrogênio humana é produzida em maiores quantidades por mulheres, e...
tracking img