Efeitos biologicos da radiação, dosimetria, lixo radioativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apostila com os demais conteúdos: Efeitos Biológicos das radiações; Dosimetria; Lixo Radioativo.

EFEITOS BIOLÓGICO DAS RADIAÇÕES

Os efeitos biológicos da radiação são a conseqüência de uma longa série de acontecimentos que se inicia pela excitação e ionização de moléculas no organismo. Como visto anteriormente, as radiações interagem com as células produzindo ionização e excitação dosátomos que constituem as mesmas. As moléculas podem receber diretamente a energia das radiações (efeito direto) ou por transferência de outra molécula (efeito indireto).

Como sabemos, as células possuem 80% de água, assim a radiólise (decomposição da molécula de água por ação da radiação) produz água oxigenada elemento tóxico para as células, e radicais livres de oxigênio que podem formar outrassubstâncias nocivas às células.

Como efeitos diretos sobre as células ocorrem:
• ação sobre a membrana celular: a radiação pode provocar mudanças na estrutura química da membrana celular provocando alteração na sua capacidade de permeabilidade seletiva.

• ação sobre o DNA: é o DNA que responde pela descendência dos indivíduos, e assim a interação da radiação pode provocar alterações emutações genéticas. A seguir estão relacionados alguns conceitos dos tipos de efeitos biológicos, características, classificações e também conceitos referentes às doses de radiação relacionadas a esses efeitos.

CLASSIFICAÇÃO DOS EFEITOS

✓ Efeitos Somáticos

Surgem do dano nas células do corpo e o efeito aparece ns própria pessoa irradiada. Dependem da dose absorvida, da taxa de absorção daenergia da radiação, da região e da área do corpo irradiada.
são efeitos biológicos que causam dano diretamente ao indivíduo (câncer leucemia, tumores, etc.) não se transmitindo aos filhos.

✓ Efeitos genéticos
São efeitos que surgem no descendente da pessoa irradiada, como resultado do dano produzido pela radiação em células dos órgãos reprodutores, as gônadas. Tem caráter cumulativo eindepende da taxa de absorção da dose.
são os efeitos biológicos que causam dano não somente ao indivíduo, mas também às gerações futuras, pois acontecem nos genes e/ou cromossomos.

Vale lembrar que também as radiações naturais vindas dos raios cósmicos, além das artificiais, provocam mutações, mesmo em baixa frequência, que causam deficiências de vários tipos na descendência. Os genes sofremmutações e, se estiverem no espermatozoide ou óvulo, serão passadas aos descendentes (passa para metade dos filhos, um quarto dos netos, um oitavo dos bisnetos).

• Causam mutações tanto somáticas quanto germinais (em células reprodutoras) e permanentes

• Independem do tempo de exposição à irradiação. Dependem da dose total recebida os efeitos genéticos das radiações podem ocorrer com qualquer nívelde dose, seja ela crônica ou aguda, pois não há um limiar para que iniciem as alterações genéticas, a exemplo do que ocorre nos efeitos somáticos. Sabe-se que quanto maior a dose, maior a probabilidade de ocorrência de mutações genéticas. As mutações dos genes podem ocorrer naturalmente, porém, se estes forem recessivos, não haverá efeitos sobre a característica associada a este gene.

✓ Limiarde dose: Intensidade mínima abaixo da qual um estímulo deixa de produzir uma determinada resposta. Ou seja, uma dose mínima abaixo da qual nenhum efeito é produzido. Alguns efeitos exigem, para se manifestar, que a dose de radiação seja superior a um valor mínimo.

✓ Efeitos determinísticos
São efeitos causados por irradiação total ou localizada de um tecido, causando um grau de mortecelular não compensado pela reposição ou reparo, com prejuízos detectáveis no funcionamento do tecido ou órgão. Existe um limiar de dose, abaixo do qual a perda de células é insuficiente para prejudicar o tecido ou órgão de um modo detectável. Isto significa que, os efeitos determinísticos, são produzidos por doses elevadas, acima do limiar, onde a severidade ou gravidade do dano aumenta com a...
tracking img