Efeito ricochete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada
2012/2013

Relatório – texto 4

Cognição Social

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO (NORMAS DA APA).
Macrae, C. N., Bodenhausen, G. V.,Milne, A. B., & Jetten, J. (1994a). Out of mind but back in sight: Stereotypes on the Rebound. Journal of Personality and Social Psychology, 67, 808-817.

2. EXPLICITE O OBJECTIVO DESTE ESTUDO.Este estudo tem dois grandes objectivos. Primeiramente, comprovar se os estereótipos, uma vez suprimidos, poderiam voltar (em efeito ricochete), causando impacto na avaliação que o sujeito faz doobjecto estereotipado e no seu consequente comportamento para com este. Em segundo lugar, confirmar se estes efeitos ricochete podem ser explicados em termos de mecanismos estabelecidos de priming.3. EXPLICITE SUMARIAMENTE EM QUE SE BASEIAM OS AUTORES PARA FORMULAREM AS SUAS PREDIÇÕES EXPERIMENTAIS.
Os autores baseiam-se essencialmente no Modelo de Supressão de Pensamento de Wegner e Erber.Primeiramente Wegner afirma que quanto tentamos suprimir um pensamento não desejado, o que acaba por acontecer é que ele volta de uma forma difícil de ignorar. No modelo que estes autores criaram,dizem-nos que a supressão acontece segundo 2 processos cognitivos, um primeiro que é controlado pelo sujeito e que consiste em encontrar uma distracção para não pensar no que está a suprimir, e umsegundo, já automático, que consiste em verificar se na distracção encontrada não há nenhum tipo de pensamento não desejado (que se está a tentar suprimir, portanto), pois se algum for encontrado, asupressão funciona como um ciclo, e o sujeito vai de novo tentar encontrar uma distracção.
Os autores acrescentam ainda que os pensamentos indesejáveis são, neste processo, identificados (primados). Oprocesso de supressão aumenta a acessibilidade dos conteúdos a suprimir. Assim, o seu reaparecimento poderá ser consequência de primações consecutivas.
Assim, os autores tentaram transpor esta realidade...
tracking img