Efeito leindfrost

466 palavras 2 páginas
Efeito Leidenfrost

Fortaleza-Ce
2011

2° ano – Manhã
Colégio Teles – 2
Professor(a): Renato
Curso: Física
Tema: Efeito Leidenfrost

Fortaleza-CE
2011

Sumário
Página 01 _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Introdução
Página 02 _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Efeito Leidenforst
Página 03_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _Conclusão
Página 04_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Referências

Introdução
A física é uma ciência exata e que detêm várias fórmulas, fenômenos e efeitos. Entre esses, está o efeito de Leidenfrost, que está no ramo de termodinâmica. Exemplos e conceituação desse efeito podem ser visto mais adiante, em Efeito Leidenfrost.

Efeito Leidenfrost

Johann Gottlob Leidenfrost (1715 -1794), médico e teólogo alemão, estudou pela primeira o fenômeno: quando se derrama um pouco de água sobre uma chapa muito quente, a uma temperatura bem superior à do ponto de ebulição da água, e disposta horizontalmente, a água se divide em gotículas e não se vaporiza imediatamente. Forma-se uma camada de vapor, que é um isolante térmico, de modo que as gotículas de água não fiquem em contato direto com a chapa, mas bóiem sobre o vapor. Assim, a água sofre lenta vaporização. Este efeito é conhecido como Efeito Leidenfrost.

O efeito Leidenfrost ocorre, geralmente, quando um líquido está na presença de um sólido cuja temperatura é bem superior à do ponto de ebulição do líquido. Assim, o líquido se vaporiza lentamente devido à camada de vapor isolante que se forma. Por exemplo, aquecendo-se uma pequena esfera metálica a uma temperatura muito superior à de ebulição da água e introduzindo-a num recipiente contendo água, observa-se que inicialmente a água não ferve devido à camada de vapor de água que se forma sobre a esfera. Com o decorrer do tempo a esfera esfria, a

Relacionados