Efeito fotoeletrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Pará
Instituto de Ciências exatas e Naturais
Faculdade de Física
Metodologia especifica para o ensino de física

O EFEITO FOTOELÉTRICO
E
SUAS APLICAÇÕES

Belém 2010
Universidade Federal do Pará
Instituto de Ciências Exatas e Naturais
Faculdade de Física

Eloy Barreto
Jefferson Luiz
Jussan Da silva Aracaty
Marcivaldo Santos

Belém
SumárioINTRODUÇÃO........................................................................................................ 4
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.............................................................................. 5
O efeito fotoelétrico................................................................................................ 6
OQuantum.................................................................................................... 7
Dualidade Onda-Particula............................................................................ 7
A teoria do efeito fotoelétrico..................................................................... 8
Aplicações do Efeito fotoelétrico.......................................................................... 12METODOLOGIA...................................................................................................... 14
CRONOGRAMA...................................................................................................... 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................... 16REFERENCIAS....................................................................................................... 17

INTRODUÇÃO

Este trabalho teve o intuito de evidenciar a importância dos fenômenos físicos no cotidiano, muitos dos fenômenos que ocorrem em nosso dia-a-dia, sem que saibamos qual a teoria por trás de tal fenômeno. E elaborar um projeto de ensino para que os educandos do ensino médio analisem os fenômenos existentes no seu cotidiano e percebam a relação da ciênciacom a tecnologia e sua importância na sociedade.
O Efeito Fotoelétrico está presente em nosso cotidiano, nas ruas, no shopping e em eletrônicos, muitas das vezes, nos perguntamos por que tal fenômeno acontece, este projeto visa informar como a ciência aplicada na tecnologia pode beneficiar a sociedade, através das aplicações de seus estudos.
Os educandos ao fim das aulas deverão conhecer e saberidentificar o fenômeno do efeito fotoelétrico, tais como também pode aprimorar sua analise crítica, analítica e argumentativa relacionando a temática do efeito fotoelétrico.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

    Um importante passo no desenvolvimento das concepções sobre a natureza da luz foi dado no estudo de um fenômeno muito interessante, descoberto por H. Hertz. Este fenômeno recebeu o nome deefeito fotoelétrico.
    O efeito fotoelétrico consiste na emissão de elétrons pela matéria sob a ação da luz.
    Para se observar o efeito fotoelétrico, é conveniente utilizar um eletroscópio de folhas (ver figura abaixo). No eletroscópio monta-se uma lâmina de zinco. Se a lâmina estiver carregada positivamente, a sua iluminação, por exemplo com a ajuda de um arco voltaico, não influi na velocidadede descarga do eletroscópio. No entanto, se a lâmina estiver carregada negativamente, o feixe de luz do arco descarrega o eletroscópio com grande rapidez.
    Este fato só pode ser explicado de uma maneira. A luz provoca a emissão de elétrons pela superfície da lâmina. Quando a lâmina está carregada negativamente, repele os elétrons e o eletroscópio descarrega-se. Quanto está carregadapositivamente, os elétrons emitidos sob a ação da luz são atraídos e voltam ao eletroscópio. É por esta razão que a carga do eletroscópio não varia.

    No entanto, quando o feixe de luz é interceptado por um vidro normal, a lâmina carregada deixa de perder elétrons, independentemente da intensidade do feixe de luz. Como é conhecido que o vidro absorve os raios ultravioletas, pode concluir-se que é...
tracking img