Efeito estufa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O EFEITO ESTUFA

O Efeito Estufa consiste, basicamente, na ação do dióxido de carbono e outros gases presentes na atmosfera sobre os raios infravermelhos refletidos pela superfície da terra,reenviando-os para ela, mantendo assim uma temperatura estável no planeta. Desde a época pré-histórica que o dióxido de carbono tem tido um papel determinante na regulação da temperatura global do planeta.Ao irradiarem a Terra, parte dos raios luminosos do sol são absorvidos e transformados em calor, outros são refletidos para o espaço, mas só parte destes chega a deixar a Terra, em consequência daação refletora que os chamados "Gases de Efeito Estufa" (dióxido de carbono, metano, clorofluorcarbonetos- CFCs- e óxidos de azoto) têm sobre tal radiação, reenviando-a para a superfície terrestre naforma de raios infravermelhos.
EFEITO ESTUFA

Com o aumento da utilização de combustíveis fósseis (Carvão, Petróleo e Gás Natural), a concentração de dióxido de carbono na atmosfera duplicou nosúltimos cem anos.
O efeito conjunto do dióxido de carbono e dos demais Gases de Efeito Estufa e a destruição maciça das florestas pode vir a causar, nos próximos 100 anos, um aumento da temperaturaglobal (Aquecimento Global) estimado entre 2 e 6ºC, o degelo das calotas polares e grandes alterações a nível topográfico e ecológico do planeta .
Um aquecimento desta ordem de grandeza não só irá alteraros climas em nível mundial, como também irá aumentar o nível médio das águas do mar em, pelo menos, 30 cm, o que poderá interferir na vida de milhões de pessoas habitantes das áreas costeiras maisbaixas.
Principais Consequências do Efeito Estufa no Meio Ambiente
- Retenção do calor na atmosfera fazendo com que aumente a temperatura no planeta (aquecimento global);
- O aumento da temperaturano planeta tem provocado o derretimento das geleiras das calotas polares;
- O derretimento das calotas polares provoca o aumento da quantidade de água nos oceanos, podendo provocar, em breve, o...
tracking img