Efeito estufa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EFEITO ESTUFA












EFEITO ESTUFA
1 INTRODUÇÃO
O termo “efeito estufa” significa que a temperatura média global do ar aumentará em vários graus, como resultado doaumento na quantidade de gás carbônico e de outros gases na atmosfera. Podem existir tanto efeitos positivos como negativos associados com esse aumento gradativo de temperatura. Dentre os efeitosnegativos, podemos citar: derretimento parcial das calotas polares, desaparecimento de países insulares, danos irreparáveis em ecossistemas e na biodiversidade. Os principais produtos químicos quecontribuem para o Efeito Estufa são: estão o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), Clorofluorcarbonos (CFC's ) e também o vapor de água.
2 DESENVOLVIMENTO
Os GEE são introduzidosna atmosfera de diversas formas. A emissão dióxido de carbono (CO2) está relacionada, principalmente, com a queima de combustíveis fósseis (cerca de 80%) e o desmatamento de florestas tropicais (cercade 20%). O metano (CH4) tem como fonte os processos naturais (em torno de 40%, sendo resultado de emissões em áreas alagadas e por cupins) e as fontes antropogênicas (60%). Neste caso, os fatores deimpacto são a exploração de combustíveis fósseis, emissões pelo gado ruminante e por aterros sanitários, queimadas de florestas e cultivo de arroz, entre outros. O óxido nitroso (N2O) tem comoresponsável da sua emissão o tratamento de dejetos animais, do uso de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e de alguns processos industriais. E, também é liberado por processos naturais queocorrem em solos e nos oceanos. O clorofluorcarbono (CFC) tem o aumento de sua concentração na atmosfera devido, principalmente. Esse gás era utilizado na produção de geladeiras, sprays, e outros processosindustriais. Mesmo com sua proibição ainda existem liberações na atmosfera.
A elevação da temperatura nos mares poderá ocasionar o desvio de curso de correntes marítimas, provocando a extinção de...
tracking img