Efeito estufa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

I – Introdução ..........................................................................................2
II - Capítulo I (Nome do capítulo ) ..........................................................xx
III - Capítulo 2 (Nome do capítulo) .........................................................xx
IV - Capítulo 3 (Nome do capítulo).........................................................xx
V – Conclusão .......................................................................................xx
VI – Bibliografia .....................................................................................xx
VII – Anexos .........................................................................................xx

http://www.youtube.com/watch?v=fiU0wW0aMmYIntrodução

Efeito Estufa que é um processo natural que mantém a Terra aquecida. É um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. Esse fenômeno, quando dentro de um patamar de normalidade, é necessário ebenéfico, pois permite que o clima no planeta seja adequado à nossa sobrevivência. O a concentração de gases na atmosfera vem crescendo anualmente, esse aumento se deve pela utilização de petróleo, gás e carvão e destruição das florestas tropicais.

Capítulo I
A Teoria
O aumento da temperatura do planeta é ocasionado pela acumulação na atmosfera de gases como o Dióxido de Carbono,Metano, óxido de azoto e os CFCs, provenientes do uso de combustíveis fósseis e processos industriais. Este aumento da temperatura é conhecido como Efeito Estufa, sendo que o Dióxido de carbono é o principal gás da atmosfera que tem a capacidade de absorver a radiação infravermelha do sol.
Com o advento da industrialização ocorreu uma elevação nos níveis de Dióxido de Carbono na atmosfera, queestá se intensificando a cada dia que passa, provocando um aumento na temperatura terrestre com consequentes alterações climáticas globais.
Sabe-se atualmente que algumas ocorrências naturais como erupções vulcânicas têm contribuído para o aumento da temperatura global, no entanto acredita-se que as alterações climáticas que vem ocorrendo durante as ultimas décadas sejam provenientespelo acumulo de gases causados pela atividade humana. As flutuações na temperatura da Terra que ocorrem ano após ano são consideradas como efeitos naturais do clima mundial

http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_estufa

Capítulo II
História sobre o efeito estufa.

Jean-Baptiste Fourier, um famoso matemático e físico francês do século XIX, foi o primeiro a formalizar uma teoria sobre oefeito dos gases estufa. Em 1827, ele mostrou que o efeito de aquecimento do ar dentro das estufas de vidro, utilizadas para manter plantas de climas mais quentes no clima mais frio da Europa, esse processo se repetiria na atmosfera terrestre. Em 1860, o cientista britânico John Tyndall mediu a absorção de calor pelo dióxido de carbono e pelo vapor d' água. Ele foi o primeiro a introduzir aideia que as grandes variações na temperatura média da Terra que produziriam épocas extremamente frias, como as chamadas "idades do gelo" ou muito quentes (como a que ocorreram na época da transição do Cretáceo para o Terciário), poderiam ser devidas às variações da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. No seguimento das pesquisas sobre o efeito estufa, o cientista sueco SvanteArrhenius, em 1896, calculou que a duplicação da quantidade de CO2 na atmosfera aumentaria a sua temperatura de 5 a 6 °C. Este número está bastante próximo do que está sendo calculado com os recursos científicos atuais. A concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente.

http://intranet.meioambiente.ba.gov.br/index.php?option=com_content&vi...
tracking img