Efeito estufa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


[pic]


[pic]


Trabalho apresentado pelos alunos Igor Galvão, Ingrid Galvão, Ítalo Ribé, Yago Rodrigues, Victória Luzia & Monique, ao professor José Alfredo, na disciplina de Ciências.










COLÉGIO MONTE SINAI
Feira de Ciências 2010
1. Palavras iniciais sobre o efeito estufa


O efeito estufa é um processo que ocorrequando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqüência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância, pois, sem ele, a vida, como a conhecemos, não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantira manutenção da vida.
Esse processo é um evento natural que favorece a proliferação da vida no planeta Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que a Terra esfrie demais, caso a Terra tivesse a temperatura muito baixa certamente não teríamos tantas variedades de vida. Contudo, recentemente uma série de estudos realizados por pesquisadores e cientistas, principalmente no século XX,têm indicado que as ações antrópicas (ações do homem) têm agravado esse processo por meio de emissão de gases na atmosfera, especialmente o CO2.

[pic]
O problema é que, ao lançar muitos gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera, o planeta se torna quente demais, podendo levar a graves conseqüências. O mecanismo do efeito estufa é o seguinte: os raios solares que vêm do Sol chegam àatmosfera terrestre e são espalhados, absorvidos e refletidos.
Quando chegam à superfície da Terra, estes raios são absorvidos e reemitidos de volta para a atmosfera. Com os GEEs atuantes, temos uma barreira que impede que esta energia liberada pela Terra seja emitida para o espaço, e retorna novamente. Cada vez que a energia bate na barreira e volta, a temperatura aumenta.

[pic]


2. Ostipos de gases

Os gases são substâncias fluídas que estão presentes em grande quantidade na natureza.
O ar atmosférico é composto por vários gases, tais como: nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e outros gases (1%).
Os gases possuem a propriedade de expansão (aumento de volume) e contração (diminuição de volume). Estas mudanças ocorrem de acordo com a mudança de temperatura, pressão, etc.Possuem também a capacidade de passar para o estado líquido, ocupando desta forma menos espaço.



Os gases são importantes para os seres humanos, pois são aplicados em diversas atividades, tais como: uso doméstico (gás de cozinha), hospitais, meios de transporte, medicina e indústria. 
Os gases poluentes são aqueles produzidos, principalmente, pela queima de:  combustíveis fósseis(gasolina e óleo diesel), resíduos orgânicos (lixos) e vegetação florestal. Estes gases absorvem parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, favorecendo e efeito estufa e o aquecimento global. 
Os principais gases responsáveis pelo efeito estufa adicionais são: o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), clorofluorcarbonos (CFCs) e ozônio (O3).

Estima-seque, se a taxa atual de aumento desses gases continuar pelo próximo século no planeta, as temperaturas médias globais subirão 0,3 ºC por década, com uma incerteza de 0,2 ºC a 0,5 ºC por década (Cotton & Pielke, 1995), de modo a que no ano 2100 o aquecimento global estaria compreendido na faixa de 1,0 a 3,5 ºC (European Comission, 1997).
A figura, a seguir mostra a contribuição relativa degases para aumento da radioatividade global, e também as principais atividades responsáveis pelas emissões, tempo de permanência e taxa atual de acréscimo desses gases na atmosfera.




3. Contribuição relativa de gases provenientes de atividades antrópicas ao efeito estufa (baseado em Krupa, 1997)

[pic]


[pic]

O gráfico acima mostra a variação da concentração de CO2 na...
tracking img