Efeito estufa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O papel do carbono
De acordo com a publicação Perguntas e Respostas sobre Aquecimento Global (PDF 3.044 KB - Baixar Arquivo), do Ipam, as duas principais fontes antropogênicas que contribuem para asemissões de gases de efeito estufa são a queima de combustíveis fósseis (gás natural, carvão mineral e especialmente petróleo) e o desmatamento.

A queima dos combustíveis fósseis ocorreprincipalmente devido ao setor de produção de energia (termelétricas), industrial e de transporte (automóveis, ônibus, aviões, etc.). Além disso, os reservatórios naturais de carbono e os ecossistemas com acapacidade de absorver CO2, chamados de sumidouros, também estão sendo afetados por ações antrópicas.
Já as florestas, que representam um importante estoque natural de carbono, estão cada vez maissofrendo desmatamentos e queimadas. Essas ações humanas liberam o carbono armazenado na biomassa florestal para a atmosfera, na forma de CO2, contribuindo para o aumento do efeito estufa. CO2
O clima naimprensa
45% dos textos sobre mudanças climáticas publicados em 50 periódicos, no período 2005-2007, mencionaram gases geradores do efeito estufa. Porém menos da metade desse material explicita asfontes de emissão desses gases.
Já 6% de todos os artigos, editoriais, entrevistas, colunas e matérias veiculados – independentemente de mencionarem gases ou não – salientam a importância dodesmatamento para o efeito estufa, especialmente no caso brasileiro.
Fonte: Pesquisa Mudanças Climáticas na Imprensa Brasileira. ANDI e Embaixada Britânica.
Ainda de acordo com a publicação, a concentraçãode CO2 na atmosfera começou a aumentar a partir da revolução industrial (final do século XVIII), que demandou a queima de carvão mineral e petróleo como fontes de energia.
Desde então houve umaumento de 280ppm (partes por milhão) no ano de 1750 para uma média de 379ppm em 2005, o que representa um incremento de aproximadamente 31%. “Este acréscimo implica o aumento da capacidade da atmosfera...
tracking img