Efeito estufa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EFEITO


ESTUFA







UNIVERCIDADE – Metrô Praça XI
Rio de Janeiro, 07 de abril de 2011.
Curso: Engenharia Ambiental
Disciplina: Poluição do Ar
Docente: Flavio
Grupo: Camila Bertussi
José Eduardo
Leandro Rios
Liliane Ribeiro



Tema do trabalho: Efeito Estufa


























1- INTRODUÇÃO

Todas as variações meteorológicas naTerra são causadas devido a posição do Sol em relação ao nosso planeta.
A energia solar aquece o ar e provoca uma diferença de densidade deste. O deslocamento dessa massa de ar irá ocasionar a formação de ventos.
Desde a formação do planeta, um equilíbrio entre a quantidade de energia recebida do Sol e a quantidade refletida pela Terra acontece. Porém, alguns fatores naturais provocaram no decorrerdos anos alguns desequilíbrios, os quais provocaram alterações significativas do clima.
A radiação emitida pelo Sol, quando atinge a Terra, é refletida, retrodifundida e absorvida por vários componentes.
Essa entrada de radiação solar tem de ser equilibrada por uma saída. Ela ocorre sob forma de onda longa, assim, sendo muito mais absorvida pelo vapor d’água e pelo CO2. Da radiação emitida peloGlobo terrestre, cerca de 90% é absorvida pela atmosfera, que irradia cerca de 80% de novo para o solo. Deste modo, a atmosfera atua como uma cobertura ou como o vidro de uma estufa, e daí o chamado efeito estufa. Como resultado, apenas uma pequeníssima quantidade de radiação terrestre se escapa diretamente para o espaço. Se não fosse a presença desses gases estufa, essa radiação perdería-se noespaço.
Como citado anteriormente, o efeito estufa é um processo natural que sempre existiu e é importante para manter o equilíbrio da temperatura da Terra. O que causa preocupação é o descontrole desse processo nos últimos tempos.
Com a chegada da industrialização ocorreu uma elevação nos níveis de Dióxido de Carbono na atmosfera, provocando um aumento na temperatura terrestre com conseqüentesalterações climáticas globais.
O aumento da temperatura do planeta é ocasionado pelo acúmulo na atmosfera de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, óxido de azoto e os CFCs, provenientes do uso de combustíveis fósseis e desses processos industriais. A este aumento dá-se o nome de Efeito Estufa, sendo que o Dióxido de carbono é o principal gás da atmosfera que tem a capacidade de absorver aradiação infravermelha do sol.
A maior causadora da intensificação do efeito estufa é a atividade humana, porém atualmente considera-se que algumas ocorrências naturais como as erupções vulcânicas, tenham sua pequena parcela de contribuição.

2- GASES DO EFEITO ESTUFA

2.1- Metano (CH4): Um contribuinte importante para o efeito estufa. É produzido por vários processos naturais, como afermentação em pântanos, e processos movidos pelo homem, como a queima de biomassa vegetal, o plantio de arroz e a fermentação no aparelho digestivo do gado. Boa parte do metano desaparece em reações químicas nas própria atmosfera e uma fração pequena é absorvida por microorganismos existentes no solo. Assim, muito das emissões de metano apenas substitui a fração do metano atmosférico que foi decomposta.Mesmo assim, o metano ainda contribui com15% do agravamento do efeito estufa.

2.2- Clorofluorocarbonos ou CFCs: São produtos da industrias químicas que nunca existiram na atmosfera até serem sintetizados há 60 anos. São utilizados em refrigeradores, condicionadores de ar e spray (aerossóis) e constituem o mais poderoso gás com efeito estufa: uma molécula de certo tipo de CFC é responsável pelamesma contribuição ao efeito estufa de 10 mil moléculas de CO2. Os CFCs são responsáveis por 20% do agravamento do efeito estufa. Embora o uso dos CFCs tenham diminuído desde a década de 70, sua concentração está aumentando mais rapidamente que a de qualquer outro gás com efeito estufa, porque nenhum mecanismo natural que absorva os CFCs da atmosfera. O único processo que consegue destruir os...
tracking img