Efeito estufa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NF3: Nova ameaça no efeito de estufa

Trifluoreto de azoto (NF3), é o nome do gás com um elevado teor de efeito estufa. Houve grande surpresa ao descobrir-se que este gás é quatro vezes mais abundante na atmosfera do que inicialmente se pensaria.

NF3 era até então bastante difícil de quantificar, mas ao desenvolver-se novas técnicas de análise verificou-se a sua real abundância, com umcrescendo de 11 por cento ao ano.

Actualmente existem 5.400 toneladas de NF3 na atmosfera, relata o Instituto de Oceanografia Scripps, da Califórnia. Um dos cientistas desde instituto refere ainda que «este gás deveria ser incluído na lista daqueles que prejudicam o efeito de estufa, de forma às suas emissões serem controladas pelo protocolo de Quioto.».

Trifluoreto de azoto, ainda tem poucaexpressão no aquecimento global mas fica o alerta dos investigadores, de que este aquece 17.000 vezes mais do que o CO2. A sua principal emissão deve-se a indústrias tecnologicamente desenvolvidas.

28-10-2008

Aquecimento Global
O que significa Aquecimento Global? Como acontece? O que provoca? A nossa mão no Aquecimento global e como podemos evitar contribuir para diminuir este efeito alongo prazo? São perguntas que os mais conscientes colocam e que aqui tentamos responder.

O aquecimento global é o aumento da temperatura do ar e dos oceanos registado nas últimas décadas com previsão para agravar. Ainda existe alguma polémica quanto há influencia do Homem nestas mudanças climatéricas, mas já há quem o assuma como a principal causa.

O IPCC (Painel Intergovernamental sobreMudanças Climáticas), afirma que este aquecimento se deve ao aumento do «efeito de estufa», devido aos gases lançados para a atmosfera (o metano, o óxido de azoto, CFC´s e Dióxido de Carbono) que influenciam o dispersar do calor proveniente dos raios solares. Estes gases são originários desde a Revolução Industrial e com uma maior industrialização a nível global.

Existem previsões até 2100,esperando-se que a temperatura aumente entre um e 6 graus centígrados e o nível do mar consequentemente também devido ao derretimento dos glaciares, mesmo que os níveis de gases de «efeito de estufa» não aumentem.

Já estão em prática alguns planos para o combate ao aquecimento global, sendo o mais conhecido o Protocolo de Quioto, assinado por inúmeras nações desde 1997. O protocolo visa ocompromisso dos países para a redução de emissões de gases com «efeito de estufa» e a cooperação entre as nações para essa diminuição.

Aqui ficam algumas das graves consequências do aquecimento global:

• Aumento do nível do mar, com o derretimento dos glaciares e a provável submerssão de cidades ou mesmo países.

• A deserigicação no seu sentido literal ou o aparecimento de novos desertos, com odesiquilibrio de ecossistemas devido ao aumento da temperatura, levando à morte de várias espécies animais e vegetais. (Muitos cientistas lembram que o deserto do Saara foi em tempos uma floresta maior que a Amazónia.)

• Devido a uma maior evaporação da água dos oceanos pelo aumento da temperatura, originará catástofres como tufões e ciclones.

• Ondas de calor sentidas em lugares que atéentão eram simplesmente amenas.

Aquecimento global: espécies migram para maiores altitudes

Devido às mudanças climáticas várias espécies animais e vegetais são obrigadas a migrar para altitudes mais elevadas. Este êxodo já se faz notar na América Central e na Califórnia, referem os estudos publicados na sexta-feira pela revista Science.

Os autores do estudo referem que desde há 30 anosque a temperatura nas zonas «tropicais» aumentou mais de 0,75 graus Célsius. Prevêem também uma subida em mais de 3 graus durante o século seguinte.

O aquecimento que se registará em final de século traduz-se em 600 metros de altitude, ou seja, as espécies terão de migrar essa altitude para puderem ter a temperatura de hoje, refere Robert Coldwell, um dos autores do estudo.

Afirma ainda...
tracking img