Efeito estufa - aquecimento global - mudanças climáticas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) O que é efeito estufa?

- O efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. Este evento é necessário para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência, caso contrário a Terra seria muito fria e isso dificultaria o desenvolvimento das espécies.
Os raios provenientes do sol ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos. Parte deles é absorvida, etransformada em calor, mantendo o planeta quente, enquanto outra parte é refletida e direcionada ao espaço, como radiação infravermelha. Isso ocorre por causa da ação refletora de uma camada de gases que a Terra tem, os gases estufa. Eles agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada e são capazes de reter o calor do Sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno doplaneta, impedindo que ele escape de volta para o espaço.
Contudo, podemos ver através de estudos recentes, realizados por pesquisadores e cientistas, que esse processo tem se agravado por meio de ações antrópicas (ações do homem). Estas se definem na emissão de gases poluentes na atmosfera, através da queimada em florestas, das ações das indústrias, da queima de combustíveis fósseis (gasolina eóleo diesel), entre outros. Estes gases liberados (Gás carbônico, monóxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, óxidos de nitrogênio etc) ficam concentrados em regiões da atmosfera e formam uma camada que bloqueia a dissipação do calor, fazendo com que se elevem as temperaturas de todo o planeta, provocando o aquecimento global.

2) Quais são os argumentos daqueles que defendem a ideia doAquecimento Global?
Para aqueles que defendem a idéia do aquecimento global, as principais atribuições para esse fenômeno estão relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito estufa através do aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera, que retêm o calor proveniente das radiações solares, resultando o aumento da temperatura no planeta.

Alguns dos argumentos:

- A queimade substâncias como os gases de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural, etc), os desmatamentos, produzem gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura.

- O degelo é outra consequência doaquecimento global, segundo especialistas, a região do oceano Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos, a camada de gelo desse oceano tornou-se 40% mais fina e sua área sofreu redução de aproximadamente 15%. As principais cordilheiras do mundo também estão perdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40%, e, conforme artigo da revista britânica Science, a capa de neveque cobre o monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparecer nas próximas décadas.
- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas.

- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a mortede várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra.

- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos,potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;

- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
3) Quais são os argumentos contra o Aquecimento Global?
- Há aqueles que acreditam que a terra sempre passou por ciclos de...
tracking img