Efeito dos plasticos

Páginas: 3 (649 palavras) Publicado: 6 de janeiro de 2013
Plásticos (1º paragrafo o resto e geral para todos os materiais)

A maior parte dos plásticos são constituídos por macromoléculas que contêm apenas os elementos carbono (C), hidrogénio (H), eoxigénio (O), como é o caso do Polietileno, Polipropileno, Policarbonato, entre outros. Assim, a combustão destes plásticos originará principalmente água (H2O) e dióxido de carbono (CO 2). Sucede, porém,que alguns plásticos contêm outros elementos, como por exemplo o cloro (Cl) ou o Fluor (F) como o Policloreto de Vinilo - PVC e o Politetrafluoroeteno. A sua incineração produz gases que são tóxicos,tais como o cloreto de hidrogénio (HCl) e o fluoreto de hidrogénio (HF).
As emissões tóxicas, libertas mesmo pelos incineradores mais modernos, são formadas por três tipos de poluentes perigosos para oambiente e para a saúde humana: os metais pesados, os produtos de combustão incompleta e as substâncias químicas novas formadas durante o processo de incineração. Nenhum processo de incineração operacom 100% de eficácia.
A incineração liberta diversos gases ligados à combustão e à transformação do carbono,  altamente tóxicos em sua grande maioria. Dentre dos gases libertados pela incineraçãoexistem gases ácidos (dióxido de enxofre (SO2), ácido clorídrico e ácido fluorídrico (fluoreto hidrogénio) (HCl e HF), óxidos de azoto (NOx), monóxido de carbono (CO), vapor de água e dióxido de carbono(CO2) além de outros gases do efeito estufa (GEE) e muitos metais chamados “metais pesados” (cádmio, tálio, chumbo, mercúrio, etc.), e um grande número de substâncias cancerígenas e tóxicas para areprodução da vida, como as dioxinas, furanos, hidrocarbonetos.
Outro aspecto negativo da incineração ocorre pela formação de produtos químicos durante o processo de combustão, que são totalmentenovos e altamente tóxicos – as dioxinas e os furanos. Estes produtos são formados pela recombinação de fragmentos químicos de lixo parcialmente queimados nos fornos dos incineradores, e depositados nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plásticos
  • Plastico
  • Plásticos
  • plasticos
  • Plasticos
  • plasticos
  • Plasticos
  • plasticos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!