Efeito dopller

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Efeito Doppler: Calcule a frequência sonora percebida pelo observador
Em qualquer prova automobilística de velocidade é possível observar um fenômeno sonoro muito interessante, conhecido como efeitoDoppler. Esse efeito consiste na diferença de frequências sonoras que é captada por um observador, que pode estar em repouso ou não, e essa diferença de frequências é percebida pela sensação auditivade agudos e graves. Vamos aprender um pouco mais sobre o efeito Doppler.
Sons agudos e graves
Antes de entendermos o efeito Doppler, precisamos entender primeiro o que determina um som ser grave ouagudo. A grandeza física responsável por tal diferença é a frequência da onda sonora.

O ouvido humano é capaz de perceber frequências que vão de 20Hz até 20Khz. As frequências mais baixas sãopercebidas como um som grave e as frequências maiores como um som agudo.

No caso do efeito Doppler é possível perceber que, quando a fonte sonora se aproxima de um observador, ele perceberá o somemitido pela fonte mais agudo e quando a fonte se afasta, o mesmo observador perceberá um som mais grave.
Posição e movimento das fontes sonoras
Entenderemos o efeito Doppler analisando três situaçõesdistintas e comparando a frequência sonora emitida pela fonte. Nesse caso, ela será, por exemplo, uma ambulância com a sua sirene ligada, com a frequência sonora percebida por um observador, que estaráem repouso.
• Fonte sonora em repouso
Considere a ambulância em repouso em relação à Terra e o observador também. Nesse caso, não há diferença entre a frequência do som emitido pela fonte e afrequência do som percebido pelo observador.
o
Onde fo é a frequência do observador e ff é a frequência da fonte.

• Fonte sonora aproximando-se do observador
Agora vai considerar a nossa ambulânciaaproximando-se do observador. Quando tal fato ocorre, veremos que a as frentes de onda que estão à frente da fonte ficarão mais próximas, enquanto as que ficam atrás ficarão mais afastadas. Do seu...
tracking img