EFEITO DO TIOPENTAL EM CAMUNDONGOS ALBINOS SU OS

589 palavras 3 páginas
EFEITO DO TIOPENTAL EM CAMUNDONGOS ALBINOS SUÍÇOS
Francielle de Andrade, Giliard Ivo Manerich, Janaina Dirksen, Maria Julia Bargen Henn, Sabrina Sardagna
1. INTRODUÇÃO
A droga tiopental é um anestésico barbitúrico de ação curta, que deprime o sistema nervoso central produzindo hipnose e anestesia, não possuindo efeito analgésico. Como hipnótico, deprime o córtex sensorial, diminui a atividade motora, altera a função cerebral e produz sonolência. O tiopental serve como anestesia geral para procedimentos de curta duração.Existem várias vias de administração, dependendo qual seja usada, o efeito farmacológico pode ser variável.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 ANIMAS Foram utilizados três camundongos albinos suíços, com peso médio de 38,66g.
2.2 DROGAS
A droga utilizada foi tiopental 50mg/kg, sendo a dose 10ml/kg.
2.3 PROCEDIMENTOS
Foram distribuídos três camundongos em cada mesa, totalizando 12 animais. Foi administrado tiopental em diferentes vias, de acordo com o peso de cada camundongo. Em um camundongo foi administrado pela via intraperitoneal, em outro pela via subcutânea e no último pela via oral. Após cada administração foi cronometrado o tempo que a droga levou para gerar efeito no camundongo. O mesmo teria que permanecer em decúbito dorsal por pelo menos 30 segundos. Foi realizado o mesmo experimento nos outros três grupos e ao final foi feita uma média de tempo de efeito do medicamento de todos os camundongos, de acordo com as vias administradas.
3. RESULTADO
Os resultados seguem em anexo nas tabelas apresentadas abaixo:
Tabela 1- Apresenta o tempo que a droga levou para gerar efeito e a via de administração de acordo com cada camundongo identificado por cor, obtidos do presente grupo.
Camundongo
Peso
Via administrada
Tempo para gerar efeito
Vermelho
40g
Oral
Sem efeito
Azul
39g
Intraperitoneal
2:16 min
Sem cor
37g
Subcutâneo
4:46 min

Tabela 2- Apresenta a média geral do tempo que a droga levou para gerar efeito e via de administração dos camundongos da

Relacionados

  • Animais de laboratorio
    138528 palavras | 555 páginas