Efeito do ph e da temperatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação da atividade da enzima amilase salivar-
Efeito do pH e da temperatura.


1- INTRODUÇÃO
2- OBJETIVOS
3- MATERIAS E MÉTODOS
4 – RESULTADOS
5 - REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS.


1- INTRODUÇÃO

Enzimas são proteínas que catalisam uma reação química específica e em sua maioria são conjugadas, estando associadas a grupos não-protéicos. Suaatividade catalítica depende da conservação da sua estrutura original e qualquer variação nessa estrutura altera significativamente sua atividade.
Uma característica comum de todas as enzimas é a presença euma fenda em sua estrutura, formada principalmente por resíduos de aminoácidos hidrofóbicos dentro dos quais se fixam o substrato. Certos resíduos de aminoácidos que são responsáveis pela interaçãoestérica com o substrato e, portanto, pela especificidade do sistema, estão localizados nesta fenda, bem como os aminoácidos envolvidos no aspecto catalítico da reação. Na maioria dos casos estesresíduos são do tipo iônico e mais reativo. Além disso, a união dos íons precedentes da solução podem também cooperar na presença do substrato na catálise da reação.



2-OBJETIVOS

2.1-Comparar aatividade enzimática em relação à temperatura, pH e concentração.

3-MATERIAIS E MÉTODOS
Avaliação da Temperatura.

3.1-Preparou-se uma solução de saliva 10% e desta foram adicionados 2mL em 3tubos diferentes com identificação devida. Em outros 3 tubos também identificados preparou-se a solução de substrato contendo: 2,0mL de solução de amido 2,0mL de NaCl 0,1M e 2,0 mL de solução tampão pH6,8. Cada um dos tubos contendo as soluções de saliva e de substrato foram colocados em temperaturas diferentes durante 5 minutos, conforme o quadro abaixo:
1 tubo 2,0mL de amido, 2,0mL tampãofosfato pH 6,8-(5 minutos- 37°C)

2tubo 2,0mL de amido, 2,0mL tampão fosfato pH 6,8( 5 minutos-gelo)

3tubo 2,0mL de amido, 2,0mL tampão fosfato pH 6,8( 5 minutos-banho maria).

3.2 Efeito do...
tracking img