Efeito do clima na economia do centro-oeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Problemática:
Objetivo do Artigo Científico: Diagnosticar as possíveis influências das Mudanças
Climáticas no Brasil nas relações produtivas, sociais, legais e ambientais na sociedade brasileira.
Palavras-Chave: Mudanças Climáticas. Sustentabilidade, Agronegócio. Fronteiras agrícolas. Recursos Naturais.


Albany de Mello Soares
(albanyms@hotmail.com)
Amanda Yuki Inagaki(mandinha_yi@hotmail.com)
Mariana Casonato Jacinto
(mariana_casonato@hotmail.com)

Economia das Mudanças Climáticas no Centro-Oeste

1. INTRODUÇÃO
O ritmo das grandes cidades e o aumento do consumo dos países crescendo em ritmo cada vez maior estão ocasionando mudanças ambientais e influenciando na economia dos países. As alterações climáticas não são apenas fenômenos naturais, as açõesantrópicas como o uso de combustíveis fósseis e emissão de gases na atmosfera prejudicam a qualidade do ar, e têm alterado o meio ambiente, causando os fenômenos climáticos. Os desmatamentos das florestas agravam a situação porque as matas armazenam uma grande quantidade de carbono auxiliando na qualidade do ar. Entretanto o gás carbônico é liberado para a atmosfera quando são desmatadas equeimadas.
Compreende-se que o aquecimento global é um fenômeno que já tem sido detectado no Brasil e no mundo, e que tende a ser mais intenso nas grandes cidades devido ao efeito de urbanização.
Extremos climáticos recentes como as secas na Amazônia, no Sul do Brasil, na Espanha e Austrália, os invernos intensos da Ásia e Europa, as ondas de calor da Europa 2003, o furacão Catarina no sul do Brasilem 2004, e os intensos furacões no Atlântico Norte durante 2005, têm sido atribuídos ao aquecimento global, ainda que as evidências não permitam estabelecer relações entre eles com grande certeza. Estes fenômenos têm afetado a população, com grandes perdas em vidas humanas e na economia, agricultura, saúde, e com impactos graves nos ecossistemas. De acordo com um estudo realizado pelo PainelIntergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), a economia brasileira poderá perder até R$ 3,6 trilhões nos próximos 40 anos em decorrência das mudanças climáticas.
O objetivo deste artigo é diagnosticar as possíveis influências das mudanças climáticas no Brasil nas relações produtivas, sociais, legais e ambientais na sociedade brasileira.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A OrganizaçãoMeteorológica Mundial – OMM (1994) define clima como um estado médio do tempo, calculado normalmente com período de mais de 30 anos de informações. Deste modo, clima refere-se às características da atmosfera inferida de observações contínuas em um período de tempo longo. Coligado a estes elementos, outros intervêm neste complexo campo como os fatores climáticos que segundo Marques (1972) são os agentesque definem o regime vigente para cada elemento como: altitude, vegetação, massas de ar, continentalidade e outros.
O Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) conceitua mudança climática como uma variação estatisticamente significante em um parâmetro climático médio ou sua variabilidade, persistindo um período extenso. A mudança climática pode ocorrer devido a fenômenos naturais ouforças externas ou devido a mudanças persistentes causadas pela ação do homem na composição do meio ambiente.
De acordo com um estudo publicado na Revista Brasileira de Ciências Sociais (Vol.17 número 50) em 1995, o desmatamento apresentava uma área de 27.000Km² (0,77% da área total), devido ao crescimento econômico do país relativo à primeira fase do plano Real. Em 1996 e 1997, constatou-se umaqueda, com uma média anual de 0,40%. A partir de 1998, verificou-se um crescimento – 0,47%, em 1998, 0,48%, em 1999 e 0,62%, em 2000. Contata-se então que há uma relação imediata entre o crescimento da economia nacional e o crescimento do desmatamento na Amazônia, quanto mais o país cresce mais a devastação da floresta cresce.
O World Meteorological Organization/United Nations Environment...
tracking img