EFEITO DO AGENTE DESINFESTANTE HIPOCLORITO DE SÓDIO SOBRE A CAPACIDADE DE GERMINAÇÃO DE Cyathea atrovirens (Langsd. & Fisch.) Domin (CYATHEACEAE)

356 palavras 2 páginas
EFEITO DO AGENTE DESINFESTANTE HIPOCLORITO DE SÓDIO SOBRE A CAPACIDADE DE GERMINAÇÃO DE Cyathea atrovirens (Langsd. & Fisch.) Domin (CYATHEACEAE)

Débora BENDER1
Catiuscia MARCON1
Annette DROSTE1,2

Cyathea atrovirens é uma samambaia arborescente, alvo de exploração por suas características ornamentais. Foi analisado o efeito do agente desinfestante hipoclorito de sódio (NaOCl) sobre a capacidade de germinação de esporos dessa espécie. Folhas férteis foram coletadas em Novo Hamburgo, RS. Esporos liberados nas primeiras 48 h de secagem à temperatura ambiente foram filtrados. No Experimento 1, esporos foram desinfestados por 15 min nas seguintes concentrações de NaOCl: 3, 4, 5 e 10%. No experimento 2, foram testadas as seguintes concentrações de NaOCl e tempos de desinfestação: 2%-15 min; 2%-30 min; 3%-10 min; 4%-5 min e 4%-10 min. Após a desinfestação, as amostras foram lavadas quatro vezes com água destilada autoclavada e centrifugadas entre as lavagens. Os esporos foram secados em câmara de fluxo laminar por 3 h. Cerca de 10 mg de esporos foram semeados em cada frasco com meio Meyer (3 repetições/tratamento), mantidos em câmara de germinação a 26oC, fotoperíodo de 12 h, intensidade luminosa de 100 µmol/m2/s. A contaminação e a germinação foram avaliadas aos 7, 14 e 21 dias de cultivo in vitro. Uma lâmina por frasco de cada tratamento foi analisada, totalizando 100 esporos em cada. Os esporos do Experimento 1 não foram semeados pois perderam a viabilidade, comprovada pela observação da perda de amido. Em relação ao Experimento 2, aos 7 dias, verificou-se que os esporos desinfestados com NaOCl 2%-30 min necrosaram, e 51% daqueles desinfestados com NaOCl 4%-5 min haviam germinado, embora já estivessem contaminados. Dos esporos desinfestados com NaOCl 2%-15 min, 55% germinaram, porém, aos 14 dias, contaminaram. Os tratamentos de NaOCl 3 e 4%-10 min permitiram a germinação de 95 e 96% dos esporos, respectivamente, embora estes tenham apresentado contaminação aos

Relacionados