Efeito do álcool

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Alcoolismo é uma doença crônica, caracterizada pelo uso abusivo e excessivo de bebidas alcoólicas em longo prazo e que apresenta como resultado uma série de problemas psíquicos, físicos e sociais.É considerado o vício mais antigo disseminado pelo mundo e, apesar de todas as informações divulgadas, o seu consumo vem sempre aumentado.

O vício do álcool pode acarretar uma série deproblemas, sociais e físicos.
Do ponto de vista psicosocial, tanto o álcool como o cigarro podem funcionar como uma “porta de entrada” para drogas ilícitas como maconha, crack, cocaína, etc.

Para ojovem, pode ocorrer diminuição do aproveitamento escolar e a perda do interesse em atividades próprias da idade, como esportes e namoro. Para o adulto, pode ocorrer envolvimento em brigas, agressões eacidentes automobilísticos.

Outro fato de grande importância na população adulta são as questões relacionadas ao trabalho, que variam desde o desperdício de matérias-primas, queda da produtividade,faltas, aposentadoria precoce e até acidentes de trabalho, que podem levar à incapacidade física e óbito

Em relação à saúde, as complicações do álcool se manifestam de forma aguda ou crônica. Aintoxicação aguda, que é a caracterizada como o estado de embriaguês, freqüentemente, no início, apresenta um quadro de euforia e desinibição, porém, dependendo da quantidade inferida, do tipo debebida e da “resistência” do indivíduo, esse quadro agudo pode acarretar falta de coordenação motora, sonolência e terminar em coma alcoólico e óbito (quadro que retrata bem este processo Anexo I).

Emrelação aos efeitos do uso abusivo do álcool a longo prazo, podemos citar a cirrose hepática e as suas manifestações como as principais complicações (vide tabela Anexo II). Além da cirrose, quadrosde desnutrição, alteração, alterações neurológicas, câncer de fígado, complicações cardíacas e gastrintestinais também podem ocorrer.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo é...
tracking img