efeito bohr e haltene

503 palavras 3 páginas
O efeito de Bohr é a capacidade da hemoglobina de liberar mais oxigênio para os tecidos em pH baixo. Vamos entender isso na prática.
Pense numa hemácia carregando muito oxigênio, a fim de levá-los aos tecidos. Como ela sabe que tal célula necessita de oxigênio no exato momento? Através do efeito de Bohr. Lembre-se do conceito: a hemoglobina libera oxigênio quando o pH está baixo. E qual a principal razão de um pH baixo? Altos níveis de CO2. E de onde vem esse CO2? Do metabolismo das células. Portanto, quando células de um determinado tecido estão em plena atividade, liberam enormes quantidades de CO2. Esse gás será convertido em H⁺, através da enzima anidrase carbônica. Olha como é a reação:
CO2 + H2O <―> HCO3⁻ + H⁺
Grave essa reação, por que ela é importantíssima. Você irá vê-la várias vezes durante o curso. Ela é muito importante para o entendimento de equilíbrio ácido-básico.
Você percebeu que o CO2 se converteu em H⁺. E você sabe muito bem que altos níveis de H⁺ diminuem o pH. É nesse momento que entra o efeito Bohr, promovendo liberação de oxigênio às células famintas. A hemoglobina, ainda, tem afinidade mais baixa pelo oxigênio em pH baixo, facilitando o efeito.
Existe outro efeito, que é o inverso desse, chamado efeito de Haldene. O Efeito de Haldene é a capacidade da hemoglobina de liberar CO2 e H⁺ em locais com alta concentração de oxigênio. Esse efeito acontece o tempo todo nos capilares pulmonares. Vamos entender na prática.
A hemoglobina volta dos tecidos carregada de CO2 e H⁺, e se encaminha para os alvéolos pulmonares repletos de oxigênio. Quando essa hemoglobina passa no capilar desse alvéolo, ela rapidamente libera todo o CO2 e H⁺ que carrega, por conta do efeito de Haldene. Em contrapartida, se liga às moléculas de O2 que se difundem dos alvéolos para os capilares.
Ainda por cima, a ligação de O2 à hemoglobina provoca maior ligação de O2 à hemoglobina. Assim, as moléculas de hemoglobina que se ligam ao oxigênio desenvolvem maior afinidade pelo

Relacionados