Efeito Antif Ngico Do Extrato Etan Lico De Schinus Terebinthifolius Radi Em Colletotrichum Gloeosporioides Isolados De Frutos Do Piment O

490 palavras 2 páginas
Efeito antifúngico do extrato etanólico de Schinus terebinthifolius Radi em Colletotrichum gloeosporioides isolados de frutos do pimentão.

Introdução:A antracnose é causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides, é doença de pós-colheita mais importante por causar prejuízos a nível de campo. As lesões apresentam sintomas típicos formando depressões circulares nos frutos, onde se forma uma massa. A doença pode aparecer no campo ou permanecer latente nos frutos até que condições favoráveis sejam propícias para o patógeno se manifestar. Schinus terebinthifolius é uma espécie vegetal muito utilizada na medicina popular, sendo o seu uso principal como antiinflamatório dos distúrbios do trato geniturinário feminino. Com o propósito de amenizar as perdas, extratos e óleos de Capsicum annum estão sendo testados a fim de controlar a doença. Para tanto estudos vem aumentando, pois se torna uma alternativa de uso de produtos químicos, diminuindo os danos causados ao meio ambiente
Metodologia: O extrato etanólico foi constituído de folhas de Schinus Terebinthifolius Radi, secas em estufa de circulação de ar a 40 °C por 48 horas. Para a extração do extrato utilizou-se 40 gramas do pó para 200 mL de etanol. Essa diluição foi agitada três vezes ao dia durante cinco dias, em seguida foi filtrada, pesada e armazenada. Discos de micélio de seis mm2 foram retiradas das bordas das colônias jovens e transferidas para o centro da placa de Petri com meio BDA. As concentrações utilizadas foram de 50%, 25%, 12,5% e 6,25% com três repetições cada. As testemunhas positivas continham DMSO e as testemunhas negativas ADE. A avaliação foi por meio de medições ortogonais da colônia no terceiro, quinto e sétimo dias.
Objetivo: verificar o potencial antifúngico in vitro de Schinus terebinthifolius, sobre Colletotrichum gloeosporioides isolados do fruto do pimentão (Capsicum annum).
Resultados e discussões: Nos tratamentos com 50%, 25%, 12,5% e 6,25% as médias obtidas foram 10,9cm, 9,9cm, 9,7cm

Relacionados