Efeciencia e eficaz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (264 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÃO: O que é eficiência e eficácia? Como se mede os indicadores da eficiência e eficácia?
EFICIÊNCIA E EFICÁCIA

Para o estudioso Peter Drucker, “aeficiência consiste em fazer certo as coisas e a eficácia  em fazer as coisas certas.” Na área administrativa muitos profissionais lidam, mesmo que indiretamente, com asemântica dessas duas palavras, contudo o processo de lidar é atribuído na prática. Em uma empresa, o profissional precisa ser o tempo todo eficiente para gerar resultado noseu trabalho e no objetivo primordial de toda a compania. Por outro lado, para ser eficiente, o profissional deseja estar sempre agregado à eficácia de suas ações.EFICIÊNCIA: É fazer certo; o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz.
Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata defazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.EFICÁCIA : É a coisa certa; o resultado; o objetivo: aquilo para que se faz.

Já a eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminhoseguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que osresultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.

INDICADORES

AP = Ações Programadas ( Produto planejado) Eficácia =AR – 100%
AR = Ações Realizadas ( Produto realizado) AP

Exemplo:
AP = 1000 carteiras
AR = 1200 carteiras
EFICÁCIA = 100%
tracking img