EFB 105A2_EC_20150811144446

1777 palavras 8 páginas
Estudo complementar
1. Quantas vértebras possui a coluna vertebral; ela é dividida em quantos segmentos e quais os nomes de suas curvaturas fisiológicas.
R: A coluna é formada de 33 vértebras: 24 pré-sacrais, sendo 7 cervicais, 12 torácicas e 5 lombares; pelo sacro composto de 5 vértebras fundidas e pelo cóccix formado de 4 vértebras rudimentares fundidas entre si, sendo que a primeira vértebra coccígea, um pouco mais volumosa, se articula com o ápice do sacro através de um disco intervertebral rudimentar.
A coluna é dividida em 4 partes, Coluna cervical (na altura do pescoço); Coluna torácica (na altura do tórax); Coluna lombar (na altura da cintura); Coluna sacrococcígea ou sacral (na altura das nádegas).

2. Quais são os tipos de articulação do corpo humano e cite 3 exemplos de cada.
ARTICULAÇÕES FIBROSAS
As articulações nas quais o elemento que se interpõe às peças que se articulam é o tecido conjuntivo fibroso são ditas fibrosas (ou sinartroses). O grau de mobilidade delas, sempre pequeno, depende do comprimento das fibras interpostas. Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose.

ARTICULAÇÕES CARTILAGINOSAS
Nas articulações cartilaginosas o tecido que se interpõe é a cartilagem. Quando se trata de cartilagem hialina, temos as sincondroses; nas sínfises a cartilagem é fibrosa. Em ambas a mobilidade é reduzida. As sincondroses são raras e o exemplo mais típico é a sincondrose esfeno-occipital que pode ser visualizada na base do crânio. Exemplo de sínfise é a união, no plano mediano, entre as porções púbicas dos ossos do quadril, constituindo a sínfise púbica. Também as articulações que se fazem entre os corpos das vértebras podem ser consideradas como sínfise, uma vez que se interpõe entre eles um disco de fibrocartilagem - o disco intervertebral.

ARTICULAÇÕES SINOVIAIS
A mobilidade exige livre deslizamento de uma superfície óssea contra outra e isto é impossível quando entre elas interpõe-se um meio de ligação, seja

Relacionados