Eexp.carectização de uma base

1207 palavras 5 páginas
Experimento preparação e caracterização de uma base

Introdução
Neste experimento procedemos no preparo e a caracterização de uma solução de hidróxido de sódio. A caracterização foi feita por titulação com uma solução padrão de biftalato de potássio utilizando como indicador a fenolftaleína.

Procedimento Experimental

Etapa I: Obtenção de uma Base
O experimento teve início com a retirada de um pedaço de sódio metálico com o auxílio de uma pinça do recipiente no qual se encontrava. Depois foi removida uma crosta escura e selecionado um pedaço do tamanho de um grão de milho com o com auxílio de uma faca.Posteriormente foi secado e colocado em um tubo de ensaio contendo 10ml de etanol absoluto e deixado a observar quaisquer alterações. Depois foi transferido para um balão volumétrico de100mL tomando o devido cuidado de lavar o tubo com um pouco de água destilada para garantir que todo o sódio dissolvido tivesse sido transferido para o balão e depois foi completado com água destilada até que atingisse o volume desejado (100mL).

Etapa II: Analise Qualitativa de uma Base Obtida
Este procedimento teve início com a adição de 20mL de água destilada a um erlenmyer de125mL. Em seguida foi acrescentado uma lentilha de NaOH e depois agitamos até a dissociação completa da substância. Posteriormente molhamos a ponta de um bastão de vidro contendo esta solução e colocamos em contato com o papel indicador de pH e deixamos a observar. Depois adicionamos três gotas de fenolftaleína a uma porção de NaOH e também deixamos a observar. Por fim colocamos cerca de 5mL de NaOH em um erlenmeyer de 125mL acrescentando 20ml de água destilada as operações anteriores a partir do bastão de vidro a adição das três gotas de azul bromotimol e esperamos eventuais alterações.

Etapa III: Preparação de Soluções Necessárias as Analise de Caracterização de uma Base
Esta etapa teve início com a pesagem de 2,5g de ftalato de ácido de potássio em uma balança com um becker de 10mL. O

Relacionados