eewey

1866 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS

Cílios, Flagelos, Centríolos e Corpúsculos Basais.

Campina Grande, PB.
30 de setembro de 2008.
Cílios e Flagelos

Cílios são apêndices das células eucarióticas com movimento constante numa única direção. Este nome provém do latim, com o significado de pestana, pela sua similaridade aparente.
Os cílios são estruturalmente idênticos aos flagelos e, por essa razão, estes termos são muitas vezes usados para as mesmas estruturas. No entanto, geralmente usa-se o termo cílios nos casos em que eles são numerosos e curtos. Os cílios encontram-se em todas as espécies de animais exceto nos artrópodes e nemátodes, em muitos protozoários e em algumas plantas inferiores, mas ocorrem, por exemplo, nas cicadáceas.
Os cílios são curtos, múltiplos. Estendem-se a partir da superfície de muitos tipos de células e são encontrados na maioria das espécies animais, em muitos protozoários e em algumas plantas inferiores. Têm como função primária a de movimentar fluido sobre a superfície celular ou deslocar células isoladas através de um fluido.
Os cílios são estruturas com aspecto de pequenos pêlos com 0,25 micrômeros de diâmetros constituídos por um feixe de microtúbulos dispostos paralelamente e envoltos por uma membrana. O ser humano e os outros mamíferos têm células ciliadas no revestimento interno da traquéia e brônquios, que servem para reter muco e poeira que poderiam prejudicar os pulmões, e também nos ovidutos, onde eles ajudam o óvulo a mover-se do ovário para o útero.
Os flagelos dos espermatozóides de muitos protozoários possuem grande semelhança com cílios, porém muito mais longos. Os flagelos são geralmente únicos e bem longos. No corpo humano estão situados apenas nos espermatozóides. Na cauda dos espermatozóides já foram verificadas mais de 200 tipos de proteínas.
Chamam-se flagelos a apêndices das células vivas, em

Relacionados