Evolução histórica dos regimes prisionais e do sistema penitenciário

1. Introdução

A evolução dos regimes prisionais está intimamente ligada à evolução dos próprios sistemas penitenciários. Osprimeiros sistemas penitenciários surgiram nos Estados Unidos. Porém a filosofia de se utilizar a prisão como forma de pena começou a ser difundida somente a partir do século 18. O sistema americano,ao longo de seu desenvolvimento, foi o que forneceu as bases filosóficas dos sistemas penitenciários da atualidade. Os sistemas penitenciários podem ser basicamente divididos em três, os quais, numaseqüência evolutiva, foram o pensilvânico, o auburniano e o progressivo.

2. O sistema penitenciário pensilvânico

Quando a Colônia da Pensilvânia (então uma das 13 colônias inglesas na América)foi criada, em 1681, tinha como objetivo atenuar a dureza da legislação penal inglesa. A cominação da pena de morte foi limitada ao crime de homicídio e também foram substituídas as penas de castigosfísicos e de mutilações pelas penas privativas de liberdade e de trabalhos forçados, que em 1786 vieram finalmente a ser abolidos, persistindo então apenas a do encarceramento. O sistema pensilvânicotinha como característica fundamental o isolamento do preso em uma cela, a oração e a abstinência total de bebidas alcoólicas. Tinha uma forte fundamentação teológica, mas já apresentava a influência dasidéias iluministas de Howard e de Beccaria. A religião era tida como instrumento capaz de recuperar o preso, não sendo dado a ele o direito de se comunicar (silent system), mas apenas de permanecerem silêncio em meditação e oração. Este isolamento celular se constituía praticamente em uma tortura, que na verdade, em nada contribuía para a reabilitação do criminoso, mas apenas conferindo à penaum caráter retributivo e expiatório.

3. O sistema penitenciário auburniano

O sistema penitenciário auburniano surgiu da necessidade de se superar as limitações e os defeitos do regime... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 03). Eevolução histórica dos regimes prisionais e do sistema penitenciário. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Eevolu%C3%A7%C3%A3o-Hist%C3%B3rica-Dos-Regimes-Prisionais-e/4768.html

MLA

"Eevolução histórica dos regimes prisionais e do sistema penitenciário" TrabalhosFeitos.com. 03 2011. 2011. 03 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Eevolu%C3%A7%C3%A3o-Hist%C3%B3rica-Dos-Regimes-Prisionais-e/4768.html>.

MLA 7

"Eevolução histórica dos regimes prisionais e do sistema penitenciário." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2011. Web. 03 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Eevolu%C3%A7%C3%A3o-Hist%C3%B3rica-Dos-Regimes-Prisionais-e/4768.html>.

CHICAGO

"Eevolução histórica dos regimes prisionais e do sistema penitenciário." TrabalhosFeitos.com. 03, 2011. Acessado 03, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Eevolu%C3%A7%C3%A3o-Hist%C3%B3rica-Dos-Regimes-Prisionais-e/4768.html.