Eero saarinen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: História da Arquitetura e Urbanismo

Profª Maria Betânia

Equipe: João Mário – Maiane – Vitória - José Carlos – Kátia Cristina


SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO

Tema: Eero Saarinen – Vida & Obra

I – INTRODUÇÃO

Eero Saarinen nasceu a 20 de agosto de 1910 em Kirkkonummi, Finlândia, se naturalizando americano em 1940. Considerado um dosmais representativos arquitetos da segunda fase modernista, Eero Saarinen foi o introdutor das formas curvilíneas na arquitetura norte-americana em substituição aos prismas retangulares, típicos da primeira fase da arquitetura moderna. A Escandinávia já trazia no pré-guerra o artesanato com a qualidade do design modernista, com simplicidade de linhas e valorização dos aspectos construtivos.Continuando a tradição da segunda geração dos designers modernos da Península, Eero elevou a utilização das formas curvas a níveis de extrema simplicidade e beleza, com enorme poder de encantamento pela suavidade dos contornos sinuosos e insinuações espaciais.
Filho do arquiteto finlandês Eliel Saarinen e da escultora Louise Gesellius, emigrou com a família para os Estados Unidos em 1923. Entre 1929 e1930 estudou escultura em Paris, De volta aos Estados Unidos, fez bacharelado em arquitetura na tradicional Universidade de Yale, Michigan, colando grau em 1934.
Após uma viagem de dois anos pela Europa, regressou a Bloomfield Hills em 1936, iniciando a sua atividade como docente no Cranbrook Institute of Architecture and Design, do qual seu pai era diretor, Tornou-se seu sócio formando a"Saarinen and Saarinen", atuando em conjunto em inúmeros projetos até a morte de Eliel em 1950.
Ganhou o Prêmio Nacional da Mobília em 1941 com uma cadeira de madeira compensada e criou uma revolucionária cadeira de fibra de vidro em 1948.
Mas é a partir de 1947 que a sua obra começa a se destacar ao ganhar o concurso de arquitetura para o "Jefferson National Expansion Memorial" em St. Louis, tendooportunidade de fazer um trabalho não só como homenagem a Jefferson e aos Estados Unidos, mas também à era moderna. Para tal considerou que fazer um arco seria o mais adequado, tanto do ponto de vista formal como simbólico, à semelhança do projeto proposto pelo arquiteto italiano Adalberto Libera para a Exposição Universal de Roma, em 1942. O arco era constituído por uma curva parabólica com 162 m,tendo sido construído só em 1963.
Os seus primeiros trabalhos individuais arquitetônicos em formas esféricas e cilíndricas foram o centro Técnico da General Motors em Werren, Michigan (1950) e o auditório Kresge e capela do PIM - Instituto de Tecnologia de Massachusetts (1953-1955). As linhas dinâmicas e sugestivas e a exploração dos contrastes exterior-interior desses edifícios lhe deram fama euma trajetória de muitos outros grandiosos projetos, como o Rinque de hóquei da Universidade de Yale e o terminal da Trans World Airlines, no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York.
Como um grande visionário do século XX, Eero Saarinen foi incessantemente competitivo, tanto na área de design como na de arquitetura. Entre as suas realizações, podemos destacar grandes obras que deram forma e beleza àarquitetura na América do pós-guerra.
Mas é na década de 50 que Eero Saarinen teve oportunidade de executar alguns projetos com um caráter manifestamente personalizado. Para Eero, os elementos que constituem a construção e composição arquitetônicas devem estar submetidos a um mesmo universo formal onde a estrutura se funde com os elementos restantes que definem os espaços. Este conceito, jáensaiado por Pier Luigi Nervi, permitia a Eero uma grande variedade e experimentação estrutural. Eero Saarinen criou curvas inusitadas, tanto em móveis como em prédios.

II – DESENVOLVIMENTO

1.1 PRINCIPAIS OBRAS
Embora que hoje só se conheça alguns esquemas, através das imagens idealizadas dos fotógrafos de arquitetura, na realidade Eero Saarinen produziu mais de 200 projetos nos seus vinte...
tracking img