eerhrgwfwfwf

353 palavras 2 páginas
Petróleo na Economia

Matheus Bayer
Turma 111
Data:17/09/13

Introdução

Neste trabalho irei falar sobre a influência do petróleo na economia mundial e politicamente também.

Petróleo
O petróleo é uma fonte de energia que tem tanta influência na economia, que pode definir o estado econômico de um país, de acordo com a produção atual do mesmo.
Como o petróleo é matéria-prima de uma diversa variedade de produtos, qualquer variação no seu “custo x benefício”, seja aumento ou decrescimento, ele altera consideravelmente o preço de diversos produtos derivados dele.
Deve se levar em conta também que, o aumento do preço de seus derivados se relaciona com a ganância da empresas petrolíferas, que querem lucros absurdos pela venda de seu produto. O governo também contribui muito para a alta dos derivados do petróleo, isso de se deve aos juros exuberantes que de acordo com cada país é cobrado e, é claro que nos países desenvolvidos isso não é tão exagerado. A gasolina é um exemplo de derivados do petróleo que tem alto custo devido aos juros impostos pelo governo.
Essa energia não-renovável também é motivo de muitas disputas territoriais, decorrente do não entendimento entre os países para decidir a quem possui tal zona petrolífera.

20 Maiores Produtores de Petróleo do Mundo

1-Arábia saudita; Participação mundial: 13,3%
2-Rússia; Participação mundial: 12,8%
3-EUA; Participação mundial: 9,6%
4-China; Participação mundial: 5%
5-Canadá; Participação mundial: 4,4%
6-Irã; Participação mundial: 4,2%
7-Emirados Árabes; Participação mundial: 3,7%
8-Kuwait; Participação mundial: 3,7% 9-Iraque; Participação mundial: 3,7%
10-México; Participação mundial: 3,5%
11-Venezuela; Participação mundial:

Relacionados