Eereer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença mais comum em crianças, mas que pode atingir pessoas adultas. O vírus da poliomielite penetra em nosso corpo através de alimentos contaminados e também por meio do contato com a saliva de alguém doente.
Os sintomas dessa doença são bem leves, como dor de cabeça, dor de garganta, febre, náuseas, vômitos, dor abdominal e prisãode ventre, mas há casos em que as pessoas não apresentam nenhum tipo de sintomas. Possuindo ou não os sintomas da poliomielite, a pessoa eliminará os vírus nas fezes, o que poderá contaminar outras pessoas, principalmente em locais onde as condições de saneamento básico não são adequadas.
Se a pessoa for contaminada com o vírus da poliomielite, corre sério risco de esse vírus cair na correntesanguínea e penetrar no sistema nervoso central. Uma vez no sistema nervoso central, o vírus ataca as células nervosas motoras que se ligam à medula espinhal, matando-as e causando paralisia, principalmente dos membros inferiores.
Não existe um tratamento específico para a poliomielite, mas é preciso que o doente mantenha repouso absoluto, para reduzir as chances de paralisia. Alguns medicamentossão utilizados apenas para tratar os sintomas, como febre e dores.
Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia.
multiplicação desse vírus começa nagarganta ou nos intestinos, locais por onde penetra no organismo. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia flácida em um dos membros inferiores. A doença pode ser mortal, se forem infectadas as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.

Nasformas não paralíticas, os sinais mais característicos são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e meningite. Na forma paralítica, quando a infecção atinge as células dos neurônios motores, além dos sintomas já citados, instala-se a flacidez muscular que afeta, em
regra, um dos membros inferiores

Como se transmite?A transmissão ocorre principalmente por contato direto pessoa a pessoa, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas de muco da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). As más condições habitacionais, a higiene pessoal precária, e o elevado número de crianças, numa mesma habitação, constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.Não há tratamento específico. Todos os casos devem ser hospitalizados, fazendo tratamento de suporte.
A poliomielite é causada pelo poliovírus, um vírus altamente contagioso para os seres humanos específicos. O vírus geralmente entra no ambiente nas fezes de alguém que está infectado. Em áreas com saneamento precário, o vírus espalha facilmente através da rota fecal-oral, via água ou alimentoscontaminados. Além, contato direto com uma pessoa infectada com o vírus pode causar a pólio.
Os principais sintomas de poliomielite são febre, fadiga,dores de cabeça, vómito, rigidez no pescoço e dores nos membros.

Uma pessoa que se infecta com o poliovírus pode ou não desenvolver a doença e mais 95% das infecções são assintomáticas.  O período entre a infecção com o poliovírus e o início dossintomas (incubação) varia de 3 a 35 dias. Quando ocorrem, as manifestações são semelhantes às de outras doenças, como infecções respiratórias (febre e dor de garganta, "gripe") ou gastrintestinais (náuseas, vômitos, dor abdominal, constipação - "prisão de ventre" - ou, raramente, diarréia). Na maioria das vezes as manifestações desaparecem em uma semana e não ocorre comprometimento do sistema...
tracking img