Eeeeeeeeeeeeeeeeeee

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4074 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FISÍCA
ESPORTES NÃO CONVENCIONAIS
RENATA SIMOES MACHADO



Eliene de Morais Brito - 1102878




Faça você mesmo: elaborando um projeto sobre esportes não convencionais



Data início do Projeto 03/12/2012
Data término do Projeto 07/12/2012


Boa vista, RR 10 de Dezembro de 2012

Eliene de Morais Brito - 1102878Faça você mesmo: elaborando um projeto sobre esportes não convencionais









Boa vista, RR 10 de Dezembro de 2012
Esportes não convencionais
Primeiramente teremos que relatar sobre o conceito de esporte, que no caso podemos dizer que o esporte pode ser entendido nas aulas da educação física, como uma aquisição de habilidades, conhecimentos e valores, para se viver emsociedade.
A denominação esporte não convencional, vem a ter um significado de acordo com dicionários de língua portuguesa como aquilo que não e admitido e praticado nas relações sociais; o que não e habitual ou não esta presente na sociedade. Esses esportes geralmente não são divulgados pela mídia e por isso não são vivenciados pela sociedade.
Vamos estudar e conhecer um pouco sobre o Basebol e aspossibilidades de aplicar nas aulas de educação física.
História do Basebol
As raízes do basebol são antigas, profundas e internacionais na sua origem.
A Rússia tinha uma versão do basebol, designada por “lapta”, em 1300. “Os jogos ingleses, “Cricket” e Rounders”, contribuíram para o surgimento da modalidade e são jogados desde os séculos dezesseis e dezessete, respectivos.
A famosa escritorainglesa, Jane Austen, referiu-se a um jogo de “ base-bola”, jogado no relvado de uma aldeia, no seu romance “ Northanger Abbey”, escrito em 1800.
Os alemães jogavam um jogo chamado “ Schlagball” que era muito parecido com o “ Rounders”. O lançador atirava a bola para um atacante, que batia com um pau e depois tentava correr em circuito de bases, sem ser atingido pela bola na posse da defesa.
Osamericanos também tinham uma versão do “Rounders”.
As versões do basebol tiveram vários nomes, tais como: “base ball”, goal ball, round ball ou apenas base.
A primeira narração dum jogo de basebol teve lugar em Ontario(Canadá), a 4 de junho de 1838. O jogo era dividido em innings (entradas) e cada equipa tinha 3 outs (eliminações) por innings.
Em 1845, Catwright, de New York City ficou conhecidocomo “ o pai do basebol” escrevendo um conjunto de vinte regras padrão para o jogo, onde passou a existir um árbitro.
Este conseguiu criar uma das primeiras equipas conhecidas de basebol, “Knickerbocker Base Ball Club” de New York City.
Em 1876 surgiu nos Estados Unidos a liga nacional de basebol. Em 1877 criou-se a associação internacional constituída por equipas profissionais do Canadá eEstados Unidos.
Em 1938 surge a Federação Internacional de Basebol com intuito de organizar competições. Em 1953 foi fundada a Confederação Européia de Basebol.

Regras Básicas do Basebol
Os Jogadores do Ataque

Uma equipa quando defende coloca estrategicamente os seus nove jogadores em campo.
Pôr a bola em jogo:
O batedor ocupa a sua posição na caixa de batimento.
O lançador deverálançar a bola para o batedor, o qual decidirá se vai ou não tentar bater essa bola.
O objetivo da equipa que está a atacar é fazer com que o seu batedor se torne num corredor e fazer com que estes avancem no terreno, passando pelas 3 bases até chegarem à Casa Base sem serem eliminados. Quando isto acontece a equipa que está a atacar ganha uma corrida, ou seja, um ponto.
Quando 3 jogadores da equipaofensiva são eliminados, essa equipa deixa de atacar e passa a defender .
O objetivo da equipa que está a defender é o de evitar que os jogadores da equipe atacante marquem pontos/corridas, eliminando-os antes que estes consigam chegar até à casa base.
O batedor
Cada jogador da equipa atacante deverá bater na ordem definida pela lista de batimento da sua equipa que deverá ser entregue ao...
tracking img