Ee trabalho final industri de massas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO

JOÃO MANOEL MACHADO
JOSÉ ROBERTO DE ALMEIDA BARROS
LUIZ HENRIQUE TRINDADE BUENO
MARIANA SILVA TELES
ROGÉRIO AUGUSTO PINHEIRO
THAIS CRISTINA GUERREIRO

ANÁLISE SETORIAL PARA UM GRUPO INTERNACIONAL:
INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

CAMPINAS – SÃO PAULO
2011
ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO

JOÃO MANOELMACHADO
JOSÉ ROBERTO DE ALMEIDA BARROS
LUIZ HENRIQUE TRINDADE BUENO
MARIANA SILVA TELES
ROGÉRIO AUGUSTO PINHEIRO
THAIS CRISTINA GUERREIRO

ANÁLISE SETORIAL PARA UM GRUPO INTERNACIONAL:
INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA





Trabalho de Conclusão do módulo de Estratégia Empresarial, do Núcleo Comum do MBA Executivo, da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação, sob orientaçãodo Professor Rodinaldo Escocard de Souza.
Trabalho de Conclusão do módulo de Estratégia Empresarial, do Núcleo Comum do MBA Executivo, da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação, sob orientação do Professor Rodinaldo Escocard de Souza.

CAMPINAS – SÃO PAULO
2011

CAPÍTULO 1 - ANÁLISE SETORIAL: INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA NO BRASIL

A indústria alimentícia é o berço daindustrialização brasileira e de parte expressiva do empresariado nacional de grande porte. Só estes dois fatos seriam suficientes para mostrar a importância desta indústria para a economia brasileira, mas a evolução deste negócio é ilustrativa da experiência capitalista e empresarial no Brasil do sédulo XX.
A indústria sempre teve grandes números associados às suas estatísticas e foi, ao longo do séculoXX, um dos maiores parques industriais do País. De indústria assentada sobre capital nacional e empresas de pequeno porte até a década de 1980, ela se transformou num dos epicentros da reestruturação empresarial que varreu a economia brasileira na década de 1990. Num processo que se inicia ainda em meados da década de 1980, a indústria passou a ser a arena competitiva de grandes empresas, muitasdas quais multinacionais, com um grande número de aquisições de tradicionais empresas brasileiras.
Nesse capítulo vamos discutir o peso relativo da indústria na economia brasileira ao longo do século XX, as transformações na empresa típica do setor no período e a internacionalização das grandes empresas da indústria.

A Indústria

Como mencionado anteriormente, a indústria alimentícia foi umdos principais setores responsáveis pelo primeiro surto industrial no Brasil, ocorrido nas últimas décadas do século 19. Ao final da Primeira Grande Guerra Mundial a produção de alimentos era a segunda maior atividade industrial no Brasil, representando mais de 20% do valor total da produção industrial brasileira. Somente a industrialização de produtos têxteis superava a produção de alimentos emvalor bruto agregado, como mostra a Tabela 1. Ao longo das décadas seguintes a indústria alimentícia continuaria a ter uma participação expressiva na indústria brasileira. Em 1939, a indústria é o setor industrial com a maior participação no valor bruto agregado da indústria brasileira. Até o início da década de 1950, a produção de alimentos é um dos dois principais setores industriais, ao lado daindústria têxtil. Porém, à medida que a industrialização no Brasil se aprofundava, e o parque industrial se tornava mais complexo e diversificado, o peso relativo da indústria alimentícia diminuía. Nos anos 60, apesar da produção de alimentos estarem menor somente do que a de produtos químicos, farmacêuticos e de higiene pessoal, setores como o metalúrgico e de equipamentos de transporte cresciama um ritmo mais intenso e produziam quase que a mesma proporção de valor bruto agregado da indústria alimentícia.
Em meados da década de 1970, ainda sob o impacto do “milagre brasileiro” de Juscelino, a produção metalúrgica e de produtos químicos, farmacêuticos e de higiene pessoal supera a produção de alimentos. Em 1980, a produção de alimentos atingiu o seu menor percentual no conjunto da...
tracking img