Edyleyd

646 palavras 3 páginas
ESCOLA ESTADUAL COMANDANTE MAURÍCIO COUTINHO DUTRA
PROFESSOR: JOSEVAM LOPES
2º ANO (A, B, C)
Indústria I e transformação do espaço
1. Indústria e transformação do espaço
2. Indústria é toda atividade humana que, através do trabalho, transforma matéria-prima em outros produtos, que em seguida podem ser, ou não, comercializados. De acordo com a tecnologia empregada na produção e a quantidade de capital necessária, a atividade industrial pode ser artesanal, manufatureira ou fabril.
3. O termo “Indústria” pode ser utilizado para articulações econômicas em torno de outras atividades que envolvam a reunião de mão de obra diversificada e a grande mobilização do capital, como a moda e o turismo, por exemplo.
4. Os países como o Brasil, que são ricos em “recursos” naturais passam a ser fornecedores de matéria prima para os países, que não dispõem desses atributos. Em consequência se estabelece uma hierarquia de acordo com a produção e o nível de desenvolvimento (DIT).
5. Tipos de Indústrias: Extrativo Beneficiamento ou processamento Construção Transformação, Leves, Pesadas, Tradicionais e dinâmicas.
6. Classificação das indústrias quanto ao destino dos produtos Base Bens de produção Bens de consumo.
7. Concentração e desconcentração industrial. A industrialização clássica transformou intensamente espaço, reforçou a importância das cidades, alterou o mundo do trabalho, mas estava fortemente vinculada a localização geográfica favorável ao acesso a matéria-prima, aos transportes e ao consumo. A produção e a distribuição das mercadorias contavam com grandes limitações das escalas.
8. A indústria clássica foi promovida pelos países que acumularam capital com as trocas comerciais próximas e com o colonialismo Os países marginais a essa realidade, tornaram-se os países de industrialização tardia ou retardatária, industrializados semi-periféricos, e industrializados periféricos Da Primeira até a Segunda “Revolução” Industrial, a concentração e a desigualdade nos níveis

Relacionados