Edulcorantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Edulcorantes

Aditivos edulcorantes são substâncias diferentes dos açúcares,que conferem sabor doce aos alimentos. Dentre os aditivos edulcorantes mais conhecidos estão o aspartame, a sacarina e o ciclamato, comumente utilizados, por exemplo, em adoçantes artificiais e em refrigerantes de baixo teor calórico.

Sucralose - É um edulcorante (adoçante) sintético, obtido a partir da sacarose, atravésde processo que provoca inversão da molécula. Com tal alteração sua absorção fica diminuída, sendo então eliminada pelas fezes. Dessa forma, seu potencial de fornecimento energético fica diminuído, tornando-se uma substância não calórica. O seu poder adoçante é 400 a 800 vezes maior que o da sacarose.
A Sucralose é extremamente versátil.  Já está a ser usada na maioria dos alimentos e bebidas,inclusive sobremesas à base de lacticínios, produtos de panificação, pastilhas elásticas, sorvetes e snacks de baixo teor de hidratos de carbono.  Também pode ser usada em alimentos onde alguns outros adoçantes não podem ser usados.  Como permanece doce mesmo em condições de alta intensidade de calor e durante o armazenamento, a sucralose é usadas numa ampla gama de alimentos e bebidas de baixoteor calórico.
Também é indicado para todos os tipos de aplicações farmacêuticas como suspensões,
Líquidos, comprimidos, drágeas etc. Para diabéticos, podem ser incorporados em xaropes, drágeas e cápsulas e em medicamentos para obesos, fenilcetonúricos e pacientes que desejam consumir calorias em proporções reduzidas.
Usado como veículo para incorporações de principio ativo, Sucralose substituiu, porexemplo, 85% da sacarose em xarope simples e 0,1% de sacarina e 0,05% de cliclamato em xarope para diabéticos. O produto possui excelente estabilidade, independentemente do tempo, temperatura e pH do processo.
A estabilidade se dá entre temperaturas de -18° C a+210° C por longos períodos de tempo e em ampla faixa de pH (de 2,0 a 8,0). Sucralose é solúvel em água e solventes comuns e facilmentedispersível em produtos sólidos, líquidos e pré-mesclas. Não é metabolizado por microorganismos em sistemas de fermentação.

Aspartame - é calórico (4 kcal por grama) e seu poder adoçante é de 200 a 300 vezes maior do que a sacarose e não deixa sabor residual Graças ao seu alto poder adoçante, usa-se pequenas quantidades para se chegar à doçura desejada.
É uma combinação de fenilalanina e ácidoaspártico, e, portanto são contra-indicados os portadores de fenilcetonúria, uma doença genética rara que provoca o acúmulo da fenilalanina no organismo, causando retardo mental.
O aspartame é muito usado pela indústria alimentícia, principalmente nos refrigerantes diet. Sensível ao calor perde o seu poder de adoçamento em altas temperaturas. A doçura também poderá diminuir quando muito tempoarmazenado.

Estévia - adoçante natural com poder adoçante de 300 vezes mais que a sacarose.São extraídos das folhas da planta Stevia Rebaudiana (Bert) Bertoni. Pode ser consumido por qualquer pessoa sem contra-indicações, não possui calorias, não metabolizados pelo organismo e não se decompõe com a luz e apresenta estabilidade em altas e baixas temperaturas.
As folhas de estévia reúnem diferentescompostos glicosídicos diterpénicos, tais como esteviosídeo, rebaudiosídeos A, B, C, D, E, F, dulcosídeo A e outros, derivados do esteviol, sendo o esteviosídeo o principal componente químico presente nas folhas de estévia.
A Stevia tem várias utilidades na alimentação, podendo ser usados no preparo de bebidas, sorvetes, chás, pratos cozidos ou assados, compotas e geléias.

Acessulfame K - é umadoçante sintético com poder adoçante 200 vezes mais que a sacarose, seu gosto doce é percebido de imediato e em grandes doses deixa um leve sabor residual amargo. Não é calórico e nem metabolizado pelo organismo, Embora seja rapidamente absorvida, 99 % da substância é eliminada em 24 horas pela urina, de forma inalterada.
O acesulfame mostra excelente estabilidade nas seguintes condições tanto na...
tracking img