Eduino Ribeiro CEFAD PT

1668 palavras 7 páginas
marketing desportivo

Visão personalizada do “personal trainer”

Eduíno Ribeiro

RESUMO: Este trabalho pretende inserir o papel diferenciador de um “personal trainer” tendo em conta o enquadramento económico/social versus as ferramentas do marketing.
LISBOA – 2012/07/14

Índice
1. Introdução 3
2. Marketing Desportivo – Uma Visão Personalizada 4
2.1. Definição de Marketing 4
2.2. Comportamento do Consumidor – Modelo AIDA 5
2.3. Diferenciação 6
2.4. Marketing Mix Digital (8 P’s do Marketing Digital) 6
2.5. De Offline para Online 7
2.6. “Personal Trainer” versus Marketing - Conclusão 8
3. Bibliografia/Netgrafia 9
1. Introdução
Como ponto de partida é essencial termos noção da definição do conceito “desporto” e tendo em conta a Carta Europeia do Desporto (1992) o desporto é definido como “todas as formas de actividades físicas que, através de uma participação organizada ou não, têm por objectivo a expressão ou o melhoramento da condição física e psíquica, o desenvolvimento das relações sociais ou a obtenção de resultados na competição a todos os níveis.”
A prática desportiva é a base dos ginásios, academias ou Health Clubs que segundo o autor Constantino (1999) defende que a definição de “Ginásios, Academias ou Health Clubs, são os espaços que respondem às necessidades de manutenção da condição física numa óptica de uso comunitário e centrado essencialmente em motivos ligados à forma física e à saúde. São espaços que não estão necessariamente numa lógica de prática de natureza competitiva, mas respondem a procuras crescentes no domínio da promoção do exercício físico.”
Estes espaços são procurados onde se possa tonificar o corpo e até chegar à forma desejável, permitindo um relaxamento e melhoramento total da mente e do corpo, não esquecendo o corpo social onde a conversa, o contacto e o convívio tonificam a mente (Correia, A. 2000).
O que podemos concluir que estes espaços são construídos pelo método das “organizações” e que segundo Drucker (1998), são

Relacionados