Educção e marchismo

891 palavras 4 páginas
Educação no contexto do marxismo

A educação no contexto do marxismo ou a educação sob o ponto de vista do marxismo trata da visão que os principais teóricos marxistas tinham da educação, quando a abordaram na fundação das suas teorias. Karl Heinrich Marx e Friedrich Engels , foram filósofos, historiadores, economistas e políticos alemães, criadores de uma importante corrente de pensamento que visava a transformação da sociedade, tendo a sua obra implicações no campo educativo. Grande parte dos seus livros foram escritos em co-autoria. A designação «marxismo» acentua a importância de Karl Marx, no contexto desta corrente de pensamento, em relação a Friedrich Engels. A educação é um processo fundamental para a criação de estruturas de pensamento, para a criação ou manutenção de um determinado tipo de sociedade. Desde a Antiguidade Clássica (Grécia) que os políticos se aperceberam deste fato. Daí que os teóricos mais conhecidos do comunismo (e Lenine não foi apenas um teórico) se tenham interessado pela educação.

Desenvolvimento do pensamento de Marx

Marx reinterpreta a sua dialética que explicava o desenvolvimento universal por um movimento em três momentos, Tese - Antítese - Síntese.
Mas, enquanto para Ludwig Feuerbach a alienação (estado de uma consciência distorcida da realidade) é proveniente da religião. Para Karl Marx, é a situação social do homem que determina a sua consciência. Note-se que já David Ricardo considerara que “Os grupos ou classes sociais têm solidariedade e costumes próprios”.
Karl Marx entende que os processos econômicos determinam toda a evolução social humana. A organização econômica de uma sociedade é a sua base, a sua “infra-estrutura”.
A cultura em geral e o próprio sistema educativo, dependem desta e constituem a “superestrutura”. É a propriedade privada dos meios de produção que gera desigualdade e alienação.

A educação sob o ponto de vista de Marx, Engels e Lenine

Marx considera a

Relacionados