Educomunicação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
"Educomunicação" - A educação do século 21



Informática é basicamente uma junção de duas outras palavras, informação e automática. Hoje o termo é usado para definir alguns processos detratamento de informações por meio de computadores, e se juntarmos a informática com a educação? A partir dessa mistura temos o que chamamos de "educomunicação", que é uma metodologia "nova" que propões o usode recursos modernos para a aprendizagem.

Um “novo” método de aprendizagem, que consiste em educar abusando da comunicação, da velocidade e disponibilidade de novas informações, sendo ela porcomputador, videogames, rádios e outras tecnologias. Esse “novo” método de ensino é altamente aceito e querido pelos alunos da geração atual, que geralmente são alunos que já nasceram em um mundo repletode tecnologias, e quando privados de tais avanços tecnológicos sentem-se muitas vezes desmotivados a seguir o rumo muitas vezes apontado pelo educador. A melhoria da educação em um país comdificuldades em tal área pode dar um grande salto quando adotado tal método. Segundo palavras do professor Ismar de Oliveira Soares* “não haverá melhora na educação nos próximos anos se o sistema educativo nãose preocupar com o universo da comunicação”.

Segundo o sr. Ismar de Oliveira Soares o conceito de educomunicação começou há aproximadamente 15 anos, quando era usada para identificar uma áreachamada Educação para a Comunicação, que nada mais é que a educação para a formação do senso crítico frente à midia. A partir desse conceito os estudiosos do assunto começaram aos poucos implementar ametodologia na educação, porém, a mesma não foi vista com bons olhos pelos educadores.

Os educadores ainda tem certa desconfiança. "Estão invadindo a nossa praia”!

Vindos de uma metodologia“ultrapassada” onde o professor e somente ele era o dono da informação, os “novos” educadores não gostaram da ideia. Com medo que algo novo venha a perturbar a ordem estabelecida ou trazer novos “atores” ao...
tracking img