educação permante e suade

2823 palavras 12 páginas
CURSO DE ENFERMAGEM
O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE AO IDOSO HIPERTENSO NA UBS

O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE AO IDOSO HIPERTENSO NA UBS

RESUMO
Com o crescente aumento da população idosa em nosso país, torna-se cada vez mais frequente a presença de idosos com Doenças Crônicas não Infecciosas (DCNI) nos serviços de saúde, dentre elas está a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Portanto, o estudo tem por objetivo identificar o papel do enfermeiro frente ao idoso hipertenso nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Trata-se de uma pesquisa descritiva, permeada por uma revisão da literatura, utilizando-se dos materiais disponíveis nas bases virtuais. Foram analisados 60 artigos publicados entre 2008 a 2012 que contemplavam os aspectos avaliados. Conclui-se que os enfermeiros enfermeiro atuam de formas variadas através de sua capacidade e habilidade de oferecer assistência sistematizada, composta pela elaboração, execução, avaliação do Plano assistencial de enfermagem individualizado e coletivo.
Palavras-chave: hiperdia; consulta de enfermagem; idosos.

1. INTRODUÇÃO
Com o aumento da expectativa de vida e diminuição da taxa de mortalidade, o envelhecimento populacional é um fenômeno mundial nos dias de hoje (KALACHE, 2001).
O crescimento da população idosa no Brasil vem acontecendo de forma inevitável e notam-se uma curva de crescimento acelerado dos valores da população. Em 2050, o Brasil terá 64 milhões de idosos, 29,7% da população total, mais que o triplo do registrado em 2010 (IBGE, 2011).
Continuamente no século XXI, a Organização Mundial de Saúde (OMS) inicia uma revisão do conceito de envelhecimento, sendo definido como um “processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas” (OMS, 2002).
Este processo de envelhecimento humano traz consigo algumas implicações na saúde do idoso, citando a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) como uma das mais

Relacionados