EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS

3205 palavras 13 páginas
Educação e Cultura Étnico-Racial Brasileira

Questões do livro “EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS”
A GEOGRAFIA AFRICANA: DIVERSIDADE REGIONAL E CORRENTES MIGRATÓRIAS

Marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
1 ( ) A humanidade, em sua diversidade, teve uma origem comum, essa diversidade espalhou-se por sucessivas correntes migratórias por longos decursos de anos a partir co continente africano. (Pág.25; linha 2)
2 ( ) Foi realizado no continente africano pesquisas desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar (geneticistas, biólogos, antropólogos, geógrafos, linguistas, etc.) que buscou traçar as rotas das migrações humanas, com o objetivo de conhecer a herança genética da população mundial.(Pág.25; linha 6)
3 ( ) Georg Wilhelm Friedrich Hegel em sua obra Lições sobre a Filosofia da História Universali disse que a África possui uma rica história, assim valorizando tal continente. (Pág.26; linha 2)
4 ( ) Os egípcios, africanos do Norte de África, construíram pirâmides e palácios de pedras. Já os Tuaregues, também africanos no Norte de África, construíram casas em forma de tendas de couro e palha. (Pág.28)
5 ( ) Durante séculos o continente africano foi alvo de inúmeros estereótipos e construções imaginárias a respeito de seus povos e das diversas culturas ali desenvolvidas. (Pág.30; linha 9)
6 ( ) Os Musguns ( da atual República dos Camarões) escolheram construir casas cônicas de barro, o que foi bastante criticados por não representar um modelo de sustentabilidade ambiental. (Pág.29; linha 1)
7 ( ) A África sempre nos foi apresentada com posições ideológicas muito positivas, como um continente aberto. Hegel foi o primeiro a apresentar em termos acadêmicos essa visão sobre tal continente. (Pág.26; linha 2)
8 ( ) Conforme orienta as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras (2004; p.17) é obrigado a inclusão de História e

Relacionados