Educação Jesuiítica

586 palavras 3 páginas
História e Filosofia da Educação
Educação Jesuítica

Setembro 2013
A história da educação brasileira é constituída de várias histórias e uma dessas histórias, sem dúvida, reporta­se ao Brasil colônia, com a educação a cargo da Companhia de Jesus – a chamada educação jesuítica sendo quase impossível pensar uma história da educação brasileira sem colônia e colônia sem a Companhia de Jesus (considerada um Estado dentro do Estado português).
A influência da educação jesuítica não se restringiu apenas ao período que por aqui se estabeleceram (1549 – 1759), ultrapassou períodos e, em todos eles encontra­se em menor ou maior quantidade reminiscências dessa educação, ou seja, marcou profundamente nossa educação, principalmente no tocante à orientação religiosa no ensino brasileiro, uma vez que a política colonizadora foi ao mesmo tempo religiosa e regalista.
Os padres jesuítas foram os primeiros professores, do Brasil se a abordagem recair na chamada educação formal – escolarizada. Ao consideramos que antes do chamado descobrimento aqui viviam outras pessoas, teremos necessariamente que considerar que antes da Companhia de Jesus, existiam outras educações, portanto, outras histórias da educação. Entendendo o processo de colonização é necessário também se compreender o papel desempenhado pelos padres jesuítas no desenvolvimento da iniciante sociedade brasileira e seus desdobramentos na questão educacional. A ordem dos Jesuítas, fundada em 1534, por Santo Inácio de Loyola, no reinado do Papa Paulo III e realizava operações na igreja para enfrentar as críticas reformistas e a expansão do protestantismo.
A Reforma Protestante, constituiu­se em um duro golpe aos domínios da Igreja Católica que para tanto necessitava reagir, sob a pena de perder cada vez mais seus adeptos. Assim, era necessário atuar em duas frentes, na arregimentação dos chamados incrédulos e na arrecadação de fundos para o combate a Reforma protestante. Deste

Relacionados